Entre 9 e 12 de Maio realiza-se o evento “Há Gastronomia em Alcobaça”, que este ano apresenta quatro destinos, com quatro diferentes ementas, confeccionadas e servidas pelos alunos da Escola Profissional Agrícola e de Desenvolvimento Rural de Cister (EPADRC) – organizadora desta iniciativa. S. Martinho do Porto, Pataias, Benedita e Alcobaça e Vestiaria são os destinos.
As ementas serão apresentadas ao jantar em restaurantes de cada uma dessas localidades, Mas durante o dia estão previstas em locais públicos degustações de iguarias com produtos do mar e bebidas baseadas em maçã de Alcobaça. O primeiro dia é dedicado a São Martinho e há degustações na zona da baía e no largo do Intermarché. A primeira das quatro ementas é apresentada às 19h00 no Hotel Concha, sob o título “Sabores e Saberes Meditarrânicos na Baía de São Martinho do Porto”.
A quarta-feira é dedicada aos “Aromas da terra e do mar à mesa de Pataias”: o jantar realiza-se no restaurante Brisa do Mar (Paredes de Vitória) e começa às 19h30. Durante o dia é possível provar os petiscos feitos pelos alunos no largo do Mini Preço e no jardim próximo deste local.
No dia seguinte as degustações são em frente ao Villa Club e o jantar, que servirá para promover o Porco Malhado de Alcobaça, realiza-se no restaurante Toca do Coelho (19h00).
A última ementa será apresentada num jantar de gala na Granja de Cister. “Da púcara ao Mosteiro, uma exultação do património alcobacense” é o nome do repasto, que começa com um beberete na loja (19h00) e uma breve interpetação musical da Academia de Música de Alcobaça, que fechará a noite com uma actuação. Durante o dia as degustações decorrem no largo do Intermarché e na zona envolvente.
No mesmo dia, pelas 15h30, realiza-se o seminário “Territórios de Cister em Desenvolvimento” na Granja de Cister. Serão abordadas estratégias para o turismo, cultura, gastronomia e património alcobacenses.
Todos os jantares estão sujeitos a reserva (até dois dias antes) e incluem promoções de vinhos de produtores da região. As inscrições podem ser feitas através dos restaurantes aderentes, da Granja de Cister ou da EPADRC.
Em comunicado a escola informou que este é “um evento de promoção da gastronomia, cultura e património enquanto produtos estratégicos do turismo local”.
Uma feira agrícola na escola
No fim do mês de Maio realiza-se na mesma escola a quinta edição da Feira Agrícola, que é composta, entre outras actividades, por demonstrações, debates e workshops. Estão previstas as jornadas da fruticultura e da suinicultura, bem como a divulgação da oferta formativa da EPADRC. I.V.

































