O Politécnico de Leiria foi distinguido no passado dia 17 de Setembro com Prémio Nacional da Mobilidade em Bicicleta, atribuído pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de bicicleta no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade.
O IPL foi premiado na categoria Instituições de Ensino graças ao programa U-Bike, que promove a mobilidade sustentável da comunidade académica há dois anos.
“Espero que este prémio estimule ainda mais a mobilização dos municípios para a melhoria das condições cicláveis nas cidades e promova o aparecimento de sistemas de bike sharing municipais e ou intermunicipais”, destaca Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria.
No projeto U-Bike as bicicletas elétricas são cedidas aos utilizadores por períodos até seis meses como alternativa ao automóvel. Já aderiram ao projecto 527 utilizadores, que percorreram cerca de 185 mil quilómetros, pouparam 10,42 tep (energia) e emitiram menos 31,6 toneladas de CO2.
ÓBIDOS “AMIGO DO CICLISTA”
Na cerimónia, o Município de Óbidos foi também distinguido pela colocação de sinalética de sensibilização aos automobilistas, para salvaguardarem a distância mínima de 1,5m ao ultrapassarem ciclistas, garantindo a sua segurança, no âmbito do programa nacional Município Amigo do Ciclista. A vereadora Margarida Reis disse que esta medida o município pretende “incentivar a utilização da bicicleta e sensibilizar os automobilistas”.































