Um site com aulas de música para ajudar os alunos a fazer as provas de aferição e um módulo para isolamento acústico feito a partir de desperdício têxtil distingue alunos
Sofia Severino e Maria Leonor Ferreira dão, literalmente, música aos colegas. As duas jovens, a frequentar o 12.º CT3 na Escola Secundária Raul Proença obtiveram o primeiro lugar no concurso Sitestar com o seu site Núcleo de Música. As alunas, que vão receber um computador, cada uma, no valor de 400 euros, realizaram a candidatura, o site e o vídeo de apresentação do projeto no decorrer do ano letivo.
Com objetivo de levar a música ao máximo de pessoas possível, de forma divertida e dinâmica, as jovens voluntárias começaram a sua atividade no ano letivo de 2018/2019 com a intenção de ajudar no ensino de iniciação musical das turmas de 2º ano que realizam uma prova de aferição, tendo em conta a falta de professores. No ano letivo seguinte mais jovens se juntaram, o grupo cresceu e conseguiram abranger mais escolas de dentro e fora do concelho das Caldas da Rainha, incluindo jardins de infância, contam as jovens, que começaram também a fazer sessões de entretenimento em lares de idosos. “Toda a gente que passou por este projeto adorou a experiência”, referem no seu site, acrescentando que este é um projeto que se vai manter por muitos anos.
Duas alunas criaram um site para ajudar os colegas a aprender música
O site criado por Sofia Severino e Maria Leonor Ferreira mostra as aulas online de iniciação musical (pós-pandemia) e fotos de atividades desenvolvidas antes da pandemia. Os interessados em participar podem preencher o formulário e começam quando e onde quiserem, explicam as jovens “professoras”. O site permite ainda responder a dúvidas sobre o projeto.
A oitava edição do Sitestar.pt contou com mais de 123 sites de jovens que divulgaram os seus projetos e as iniciativas das suas escolas. Esta iniciativa da DECO e do .PT envolveu quase 400 alunos, dos 14 aos 18 anos, que agora são criadores de conteúdos digitais e ligados à web.
ESAD em concurso europeu
Rafael Pereira e Salomé Novo, recém-licenciados da ESAD, vão representar a Junior Achievement Portugal no Europe Enterprise Challenge, que se realiza entre 28 de junho e 15 de julho, em formato online. Os jovens compõem a equipa Mute, vencedora da competição nacional do Start Up Programme da Junior Achievement Portugal, que decorreu em março deste ano, e por isso vão marcar presença no concurso europeu que reúne as melhores ideias de negócio de estudantes. A ideia de Rafael Pereira e Salomé Novo intitula-se “MUTE Música Têxtil” e constitui um módulo de canto para isolamento de frequências e reverberações acústicas, alternativo aos painéis de parede em espumas sintéticas, realizado a partir de desperdícios têxteis. Destina-se a aplicações profissionais na indústria da música, mas pode igualmente ser utilizado em outras situações, incluindo o espaço doméstico.






























