EHTO participou no Programa Erasmus+ em Itália

0
1235
A representante da escola caldense, à direita, integrou o intercâmbio que decorreu na região de Emilia Romagna

O programa de quatro dias combinou componentes práticas, pedagógicas e de sustentabilidade

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) marcou presença num programa Erasmus+ Job Shadowing, realizado na Scuola Alberghiera e di Ristorazione di Serramazzoni, na região italiana de Emilia Romagna, entre os dias 27e 31 de outubro. A iniciativa reuniu quatro docentes das Escolas do Turismo de Portugal, entre eles Célia Antunes, numa semana de partilha de conhecimentos e boas práticas pedagógicas.
O programa combinou componentes práticas, pedagógicas e de sustentabilidade, proporcionando uma experiência enriquecedora de cooperação internacional. Durante a mobilidade, foram realizadas várias masterclasses que destacaram a “excelência do ensino Turístico-Hoteleiro em Portugal”, refere a EHTO, destacando a masterclass “Sustainable Tourism & Entrepreneurship”, por Célia Antunes, docente da escola caldense. Foi ainda feita a apresentação das Escolas do Turismo de Portugal e realizada a masterclass “Portuguese Culinary & Service Techniques”.

“A metodologia de ensino da Scuola Alberghiera di Serramazzoni é exigente e calorosa. Os alunos mostraram-se felizes, comunicativos, focados e motivados em alcançar os seus objetivos”, refere Célia Antunes, destacando a qualidade do modelo pedagógico italiano.
Para além das atividades escolares, a equipa portuguesa teve oportunidade de conhecer de perto o processo de fabrico de produtos emblemáticos da província de Modena, como foi o caso do queijo Parmigiano Reggiano, do vinagre balsâmico e do vinho Lambrusco. “Todos mantêm processos de fabrico tradicionais, naturais e ancestrais, respeitando a originalidade do produto e as expectativas de um consumidor que valoriza a autenticidade”, salienta a docente da EHTO, observando que “são estas singularidades dos territórios que marcam a diferença nos produtos de cada local”.

- publicidade -

Durante a visita, foi também apresentado o Projeto GERAt, desenvolvido pelo Turismo de Portugal em parceria com a Direção-Geral da Educação, que visa sensibilizar as gerações mais jovens para o potencial do turismo sustentável local, promovendo a valorização e preservação dos territórios. A equipa portuguesa ofereceu o jogo pedagógico GERAt e recebeu em troca o “Modena Quiz”, que promove o centro histórico de Modena através de perguntas sobre dialeto, imagens e história local.

A mobilidade resultou no estabelecimento de uma parceria internacional através da plataforma eTwinning, que permitirá que professores e alunos de Portugal e Itália trabalhem juntos em projetos educativos futuros. “Foi uma excelente oportunidade de partilha de conhecimento, de inspiração e para criar laços de trabalho que vão continuar com a participação da escola num projeto do eTwinning com a nossa escola e outras do Turismo de Portugal”, concretiza Célia Antunes.

O interesse em continuar a colaboração entre as instituições, visando um compromisso com um futuro melhor na educação em hotelaria e restauração, foi também demonstrado pelas responsáveis da Scuola Alberghiera di Serramazzoni e da Câmara Municipal de Modena.

Iniciativa solidária
No âmbito do Dia Nacional do Pijama e do Dia Universal dos Direitos da Criança, que se assinala a 20 de novembro, a EHTO está a promover uma campanha de recolha de pijamas de crianças e jovens, que serão depois entregues à Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha. Trata-se de uma iniciativa dinamizada pelas turmas do 2º ano, enquadrada no Projeto Integrador “Saúde e Bem-Estar, A mente brilha, o corpo reflete” e no Programa Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu, apelando aos valores da união e solidariedade. Os interessados poderão contribuir, até 19 de novembro, oferecendo pijamas usados em bom estado ou novos, dos dois anos ao XL

- publicidade -