Uma vichyssoise deu início ao repasto. A sopa fria tradicional da culinária francesa foi seguida de um prato de peixe, o Bouillabaisse, que tem origens em Marselha e que terá sido criado por pescadores que, após venderem o melhor peixe, faziam um ensopado com o que restava. Para prato de carne foi escolhida uma das receitas mais célebres da cozinha gaulesa, o Coq au Vin e, por fim, outra delícia gastronómica como sobremesa, uma Tarte Tatin. O almoço, que decorreu a 17 de março na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), foi confecionado pelas turmas de Técnico de Cozinha/Pastelaria, do 3º ano, e Gestão de Restauração e Bebidas, e marcou o início da Festa da Francofonia, que decorre até ao final do mês.
O evento integrou, na passada sexta-feira, um workshop de serigrafia na ESAD, denominado “Francofonia – Memórias de Infância” e, para o próximo dia 31 de março, pelas 14h30, está prevista uma tertúlia na Alliance Française das Caldas, com Nadine Dechief e Anne Marie Van Langenhove. Será ainda apresentado o livro “Un Trou dans la Page” e a exposição de sete ilustrações sobre “Les Fables de La Fontaine”, com a presença da ilustradora do livro e dos quadros.
As Caldas celebra a Festa da Francofonia há 20 anos, 10 dos quais tendo a EHTO como parceira. “O exemplo das Caldas tem levado a que, a nível nacional, cada vez mais as Aliance Francaises estabeleçam parcerias com as escolas de hotelaria”, salientou a diretora da instituição caldense, Maria do Carmo Brandão.
O evento não se realizou nos últimos dois anos, devido à pandemia e, de acordo com aquela responsável, este ano foi o retomar, “mais modesto do que o habitual”, tendo em conta que as Caldas costuma ser a cidade que tem mais atividades dinamiza ao nível da francofonia.
O diretor da EHTO, Daniel Pinto, afirmou que a escola quer realçar a realidade cultural e gastronómica francófona através de “atividades pedagógicas de interesse para os alunos” e envolvendo as professoras de Francês, a gastronomia francesa, os produtos típicos de França e dos países francófonos”.
Também presente no almoço, Sara Oliveira, em representação da Câmara das Caldas, destacou o trabalho dos alunos. “Os pratos estavam extraordinários, foi uma refeição de excelência”, referiu, dando ainda nota da importância da interculturalidade para o respeito e aceitação entre todos.
A EHTO recebe, na próxima semana, três professores franceses, de uma escola parisiense, que estarão na região durante uma semana, com o objetivo de preparar um intercâmbio Erasmus para o início do próximo ano letivo. Um dos locais que irão visitar é a Aliance Francaise, que nas Caldas existe há quase 60 anos. Uma iniciativa que mostra que a parceria entre estas instituições caldenses continua para além da Festa da Francofonia.































