Agrupamento de Óbidos distinguiu 40 alunos no Dia do Diploma

0
776
No Dia do Diploma foram distinguidos 40 aluno que terminaram o ensino secundário na Escola Josefa de Óbidos

Cerimónia decorreu na Praça da Criatividade e premiou também os melhores alunos de cada curso, que terminaram o ensino secundário

A criatividade foi tema da festa realizada pelo Agrupamento de Escolas de Óbidos para distinguir os alunos que terminaram o seu percurso no ensino secundário no ano letivo passado. Ao todo foram 40 os estudantes, a grande maioria a frequentar o ensino superior, que receberam um certificado na noite de 14 de novembro, numa cerimónia que decorreu na Praça da Criatividade e juntou momento de música e poesia. Na mesma altura foram entregues, pelo Rotary Club de Óbidos, os prémios de mérito escolar aos alunos que se distinguiram em cada um dos cursos da Escola Josefa de Óbidos.

“Mais do que vos entregar um diploma estamos aqui para reconhecer o vosso esforço, persistência e percurso académico”, começou por dizer o diretor do agrupamento, José Santos, para quem estes diplomas são mais do que notas e avaliações. “Representam histórias. Cada um de vós tem a sua e é isso que dá sentido ao que fazemos todos os dias no nosso agrupamento”, destacou.

- publicidade -

Dirigindo-se aos ex-alunos da escola, salientou que o diploma que agora receberam não é um final, mas antes um ponto de partida. “Agora na universidade vão conhecer um mundo novo, mais exigente, mais livre e pleno de novas possibilidades. Vão conhecer pessoas novas, ideias desafiantes, caminhos que nem imaginam que existem”, referiu.

José Santos deixou-lhes ainda “três ideias para a vida”: que nunca deixem de aprender, que não tenham medo de falhar e que façam o bem, porque “hoje em dia, mais que nunca, o mundo precisa de pessoas que se guiem por valores, que saibam que a ética continua a ser importante, que um aperto de mão vale mais do que algumas linhas num papel”.

Também presente, o presidente da Câmara de Óbidos, Filipe Daniel, lembrou as condições que a escola tinha e o apoio prestado para que se consigam garantir condições de igualdade para todos os estudantes, reiterando que este trabalho irá ter continuidade.

Durante a apresentação da gala, o professor José Manuel Nascimento recordou que o agrupamento integra alunos de 37 nacionalidades, destacando a riqueza da multiculturalidade, mas também os desafios que acarreta para os docentes. Atualmente há 205 alunos a frequentar o ensino secundário na escola, dos quais 173 no ensino regular e 32 do profissional.

Charca vai ser requalificada
O Agrupamento de Escolas de Óbidos recebeu perto de mil euros, do projeto Bairro Feliz, do Pingo Doce, para a requalificação da Charca Machado.

Este charco ocupou durante anos o espaço nas traseiras do Complexo Escolar dos Arcos, aumentando a biodiversidade naquele local, mas depois foi enterrado. A coordenadora do Complexo Escolar dos Arcos manifestou vontade na sua recuperação como local ao serviço do processo de ensino-aprendizagem das Ciências Experimentais para os alunos daquela escolas mas também de todo o agrupamento. Uma turma do 12º ano foi desafiada, no ano letivo passado, pela sua professora de Biologia a abraçar o desafio e, em conjunto, observaram o local, debruçaram-se sobre os problemas atuais, perspetivaram potenciais desafios futuros e traçaram o plano de intervenção a longo prazo, que sintetizaram num plano de intervenção.

Entre as soluções possíveis apresentam a plantação de plantas altas na margem sul do charco, para criar ensombramento, criar uma escala de limpeza do charco e colocar peixes e plantas repelentes de insetos no charco.

Planeiam também comprar uma nova lona, criar uma escala de manutenção do espaço, pedir ajuda à Junta de Freguesia para limpeza e abrir um caminho entre as flores silvestres com pedras grandes da área.

O diretor José Santos reconheceu o esforço, persistência e percurso académico dos alunos finalistas
- publicidade -