
A Toyota lançou recentemente a terceira geração Yaris. Num segmento que ganha cada vez mais competitividade graças à quebra do poder de compra, o novo Yaris ganha alguns argumentos em relação ao seu antecessor, com a habitabilidade e o desempenho a subirem ao topo da lista.
A terceira geração foi projectada praticamente a partir do zero. Da segunda geração só ficaram os elementos mecânicos – as motorizações e as caixas de velocidades são as mesmas. O chassis, os elementos da carroçaria e os interiores são completamente novos e até o conceito se alterou um pouco.
O Yaris foi, até aqui, um automóvel mais dirigido às mulheres, passa agora a ser mais consensual, quer pelas linhas exteriores, quer no seu interior. Por fora a Toyota deu ao seu pequeno utilitário um cariz mais familiar. Mais comprido em dez centímetros, aproxima-se das medidas dos principais concorrentes, embora se mantenha abaixo dos 4 metros. Ao ter perdido dois centímetros de altura, foi possível criar um desenho mais fluído e aerodinânico.Mas é no interior que se começa a perceber que esta segunda metamorfose do Yaris foi bem mais profunda que a primeira. A Toyota abandonou por completo o conta quilómetros digital e tirou-o do centro, colocando-o directamente à frente do condutor, favorecendo a leitura e conferindo um ar mais casual.
O interior é também mais preenchido e envolvente, ultrapassando alguma sensação de ‘vazio’ que ficava no modelo anterior. Para além de melhorar a habitabilidade, isto permitiu também diminuir os ruídos a bordo. O espaço para os joelhos no banco de trás diminui – mas mantém-se num nível muito aceitável – para aumentar a capacidade da bagageira, que agora alberga 285 litros.
No interior de lamentar apenas que, tal como acontece no Auris, a Toyota tenha optado pela preduminância de plásticos duros, perdendo neste aspecto para os principais concorrentes, pelo menos para quem liga a este tipo de pormenor.
O que também foi bastante melhorado foi o desempenho. O Yaris teve direito a um chassis totalmente novo, e beneficiando de uma maior distância entre eixos o Yaris aproximou o seu comportamento do Auris, modelo um segmento acima.
Acompanhando o evoluir dos tempos, a Toyota dotou o novo Yaris de alguma tecnologia de ponta. A grande atracção é um ecrã táctil de 6,1 polegadas que é uma verdadeira central de informação, que pode permitir inclusivamente a interactividade entre o condutor e o automóvel através do telemóvel. E outro atractivo é o tecto panorâmico.
Quanto aos motores, como já referimos a oferta mantém-se. Duas versões a gasolina, o três cilindros de 1 litro e 69 cavalos, e o 1,3 litros de 99 cavalos, com preços de entrada nos 13 mil e nos 15 mil euros. O mais apetecível é o motor D-4D de 1,4 litros e 90 cavalos, que bem gerido consegue consumos a rondar os 4 litros e capaz de um comportamento bastante engraçado. O preço de entrada nos diesel fica pouco acima dos 17 mil euros. Pode experimentá-lo no concessionário Caetano Auto nas Caldas da Rainha.
Joel Ribeiro
jribeiro@gazetadascaldas.pt










