
A visita do Papa Francisco a Fátima em Maio 2017, por ocasião do centenário das aparições, já está a mexer com a hotelaria nas Caldas da Rainha e Óbidos.
Algumas das unidades hoteleiras da região já têm reservas e o Hotel Cristal já está mesmo lotado. O que parece comum à maioria dos hotéis é o inflacionamento dos preços, que chega até aos 50%.
Há cerca de um ano, depois de oficializada a visita papal ao Santuário de Fátima, o Hotel Cristal foi o único na região que confirmou à Gazeta das Caldas ter, já nessa altura, abordagens para reservas em Maio de 2017. Um ano depois, a unidade caldense do Grupo Cristal está completamente lotada, com preços inflacionados em cerca de 20%.
Apesar de ser a única unidade lotada, não foi a única das abordadas pela Gazeta das Caldas a confirmar ter já pedidos de reserva. Também o Sana Silver Coast e o Caldas Internacional Hotel têm procura e reservas para essa altura. Nesta última os preços têm um agravamento pouco significativo, adiantou fonte do hotel. Já no antigo Hotel Lisbonense houve uma subida, com os preços a começarem nos 130 euros por noite. “A unidade tem sido muito requisitada”, adianta Sofia Nogueira, sub directora da unidade caldense, que prevê “ter a lotação esgotada para essas datas”. Até agora a procura tem sido maior por parte de grupos, mas Sofia Nogueira acredita que, mais próximo da data, também cresça a procura por clientes individuais.
No concelho de Óbidos, Mafalda Pinheiro, do Praia D’El Rey Marriott, adianta que ainda não se sente uma grande procura, mas já existe alguma, sobretudo por grupos numerosos. Os preços foram ajustados, com aumentos que podem chegar aos 50%. Garantir uma noite neste hotel na altura da visita do Papa pode custar a partir dos 212 euros por pessoa.
Segundo a mesma fonte, não é hábito o hotel ser muito procurado no âmbito do turismo religioso. No entanto, prevê-se que esta ocasião especial possa contribuir para lotar a unidade.
O Hotel Louro, em Óbidos, que já costuma ficar completo nas alturas de peregrinação, não teve ainda contactos para Maio de 2017. No entanto, os preços já foram ajustados. Nessa altura serão aplicados os preços de época alta, com um aumento na ordem dos 17%.
A Albergaria Josefa D’Óbidos adiantou ter várias reservas ao longo do próximo ano, incluindo para Maio, mas que estas não são relacionadas com a visita do Papa Francisco. Os preços mantêm-se os cobrados habitualmente nesta altura do ano.
A procura os hotéis do perímetro de Fátima tem crescido devido tanto à comemoração do centenário das aparições de Nossa Senhora do Rosário aos Pastorinhos, como pela visita do Papa. A imprensa nacional fala em preços que podem ultrapassar os 1.000 euros nos hotéis de Fátima.
Prevê-se que grande parte das unidades situadas entre Coimbra e Lisboa possam ficar lotada nessa altura do ano.






























