Visit Coz transporta visitantes entre os dois mosteiros alcobacenses

1
980

IMG_20140812_172835Quem passa por Alcobaça pode agora visitar dois mosteiros no mesmo dia: o Mosteiro de Alcobaça e o Mosteiro de Coz. É este o slogan de um novo serviço da empresa Visit Coz, cujo responsável é Rodrigo Matias. Este possui uma carrinha com oito lugares e disponibiliza-se para levar os turistas que visitaram o Mosteiro de Alcobaça ao Coz para conhecerem o respectivo mosteiro.

Rodrigo Matias tem 30 anos, é da Benedita e investiu cerca de 10 mil euros para este projecto turístico. À Gazeta das Caldas contou que conta com o apoio da Junta de Freguesia de Alcobaça, do Posto de Turismo local e dos hotéis alcobacenses que encaminham os interessados até si.

Formado em Gestão de Turismo pela Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Rodrigo Matias pensa agora em expandir os percursos para outras regiões do país e ainda em ter mais veículos que lhe possibilitem criar outras propostas para os seus clientes relacionadas.

- publicidade -

Os percursos entre os mosteiros alcobacenses tiveram início em Julho e por agora o serviço assegura o posto de trabalho do responsável. Ao todo foram transportados cerca de 150 visitantes desde Julho de 2014, altura em que foi iniciado este projecto.

O Mosteiro de Santa Maria de Cós, também conhecido por Convento de Cós ou Igreja de Santa Maria de Cós, encontra-se em Coz no concelho de Alcobaça, a quatro quilómetros da localidade de Maiorga.

As origens do mosteiro situam-se no século XII, época em que o Mosteiro de Alcobaça adquiriu propriedades em Cós. D. Fernando, abade de Alcobaça, fundou o Mosteiro de Santa Maria de Cós a 20 de Abril de 1279. Mais tarde, no séc. XVI, o edifício foi transformado na casa conventual das Monjas de Cister.

A igreja do mosteiro está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1946.

O ponto de partida para efectuar esta viagem é na Ala Sul do Mosteiro de Alcobaça onde está disponível uma carrinha de oito lugares que parte para Coz às 10h00, 11h00, 12h00, 14h00, 15h00 e 16h00 de segunda-feira a sábado.

Os bilhetes custam três euros.

 

N.N.

- publicidade -

1 COMENTÁRIO

  1. Há em Portugal exemplos que no lado fazer sítio e no outro não, o eu estou enganado! Mas eu, o saber pesquisar fica a saber no caso da União das Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes.
    1º Exemplo: No distrito de Coimbra, no concelho da Figueira da Foz, mas na Freguesia de Paião, onde está o tal exemplo, que é, nesta freguesia existe um Convento de Santa Maria na freguesia não na sede de freguesia, mas sim no lugar de Seiça, da freguesia de Paião! Esta é a rezão por aquele que Alpedriz poderia ficar com a sede da União das Freguesias!
    2ª O primeiro mandato com a União das Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes para mim está tudo da mesma, falta dois anos para o fim, com tantas promessas e nada feito, até agora, houve muita ganância da parte da freguesia de Coz, para ficar com a sede da União das Freguesias, mas foi só agora para ajudar o Convento de Coz e a sua freguesia e população, e mais nada!
    3º Coz nuca fizer parte da História de Alpedriz mas sim de Alcobaça, por isso a freguesia de Coz devirá ir para União das Freguesia de Alcobaça, Vestiaria, porque o Convento de Coz e o Mosteiro de Alcobaça fazer parte da mesma História, ou eu estou ser ‘burro’, ou ser a freguesia da Maiorga está ser estorvar em ligação com para União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria, não faz sitiado à União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria ser ainda com uma área pequena, no concelho de Alcobaça!
    4º Não fazer sitiado que a freguesia com uma área pequena e junto a cidade de Alcobaça, e a população ir ao médico a Alcobaça e tudo em Alcobaça, e por quase da Maiorga a Alpedriz por conta ir para Coz, foi pela Assembleia Municipal de Alcobaça, o Presidente, o Sr. Luís Félix Castelhano foi o forçado ir para Coz, e por fim destas as Freguesias de Alpedriz e Montes tal como as conhecemos, este fim deve-se às políticas autoritárias do actual governo, a fazer lembrar o já distante salazarismo.
    5º Foi proposto a agregação de freguesias mais pequenas para juntar serviços e até potenciar as suas capacidades, a população de Alpedriz e Montes aceitou a lei, e propôs a junção das Freguesias de Alpedriz e Montes. As Assembleias de Freguesia que representam o povo deram luz verde para essa junção que foi chumbada pela Assembleia Municipal de Alcobaça. Foi proposto então a junção destas freguesias à Freguesia de Pataias, o que também foi rejeitado.
    6º Foi então decido por alguém que provavelmente, nem conhece a nossa bela freguesia, que seriamos agregados á Freguesia de Coz, contra as indicações das Assembleias de Freguesia, isto faz-nos pensar que já não se vive em democracia, e o povo deixou de poder sequer escolher, onde pertence. Os motivos para querermos a junção a Pataias e não a Coz, são sobejamente conhecidos por todos, os nossos serviços são-nos fornecidos por Pataias, e com a junção a Coz, poderemos em breve perder valências tais como o Centro de Saúde, Posto de Correios, Transportes infantis, Orquestra Juvenil entre outros serviços que a actual Junta nos fornece. Outros Serviços tais como a Policia, Bombeiros e Educação também estão em Pataias. Temos melhores acessos também para Pataias. Porque que eu gostava onde fica os serviços em Coz, com existe em Pataias! O Poder Local não atender às nossas crenças, mas não nos pode calar! Peço então que assinem este abaixo-assinado e vamos fazê-lo chegar às autoridades competentes, vamos mostrar a nossa indignação, perante a falta de respeito que tiveram pela nossa população! O Lugar São Pedro de Moel não é freguesia, mas ficar muito longe da cidade e freguesia e concelho da Marinha Grande, com 389 pessoas a viver lá, e no caso dos serviços, com é!?
    7º Existe em Alpedriz exploração de areia, será esta localidade ganha algo de uma coisa! Alpedriz servirá rede de água para os Montes e Coz, ganha alguma coisa! Existe uma ETAR em Alpedriz, reserve os esgotos de Pataias, Martingança, Moita, Montes e Alpedriz e será ganha alguma coisa! Anda estradas está tudo da mesma! Projecto não há nada! Com ou sem União das Freguesias é tudo o mesmo, ver quer, quer vê, ou ver e fecho os olhos de ver! Na freguesia do Juncal- Porto de Mós existe mais obras que em Alpedriz, não é, mas quando toca Alpedriz nuca há dinheiro!? Para outras freguesias do concelho ficou todas contentes, ou sim! Não é! É por Zé! Há muitas pessoas não querer que Alpedriz crescer mais! A população de Alpedriz desviar pesar mudar de concelho para Porto de Mós, ou Leiria! Porque já ver-nos muitas vezes que já não fazer sitiado está em Alcobaça!?