O novo espaço do ecossistema StartUp Oeste oferece condições para desenvolvimento de projetos, incubação e aceleração
Já se encontra em funcionamento o UP Caldas, o novo espaço situado na Expoeste e destinado a “quem quer transformar ideias em negócios”. Trata-se de uma iniciativa da AIRO (Associação Empresarial da Região Oeste) em colaboração com a Câmara das Caldas da Rainha, no âmbito do programa Startup Oeste e destina-se a apoiar empreendedores, oferecendo condições para desenvolvimento de projetos, incubação e aceleração.
A cerimónia de inauguração teve lugar a 24 de novembro e marcou “um passo decisivo” na estratégia conjunta para reforçar o dinamismo económico e o espírito empreendedor da região, salientou o presidente da AIRO, Jorge Barosa.
“No UP Caldas teremos cowork, incubação, aceleração e um ambiente preparado para receber quem quer criar, experimentar e escalar”, referiu o responsável, acrescentando que também quiseram que este arranque fosse “verdadeiramente acessível”, possibilitando uma utilização gratuita até fevereiro de 2026 e com “condições muito especiais a partir daí”.
De acordo com Jorge Barosa o objetivo é simples: “remover barreiras e convidar todos a fazerem parte deste movimento”. O dirigente destaca que há talento, capacidade produtiva, empresas fortes, mas faltava este “espaço, esta casa, onde ideias se cruzam, projetos ganham forma e novas oportunidades surgem”, salientou, referindo-se ao UP Caldas.
O presidente da Câmara, Vítor Marques, destacou o trabalho da AIRO no apoio às empresas, bem como as parcerias, entre elas com a autarquia. Referindo-se à Expoeste, explicou que têm para ali uma visão de um equipamento essencialmente empresarial. O autarca lembrou também a parceria que existe para o funcionamento do Caldas Empreende, que pretendem alargar através da utilização de espaços na Expoeste.
O presidente da Assembleia Municipal, Fernando Costa, lembrou que a Expoeste foi inaugurada em 1993 e que tem sido um “sucesso em muitas áreas e vai continuar a ser, como se vê por este projeto”, esperando que os 12 concelhos do Oeste sejam abrangidos, tal como acontece com o Corredor de Inovação A8, que visa dinamizar o ecossistema empreendedor ao longo do eixo da A8.
O UP Caldas conta com um investimento inicial na ordem dos 20 mil euros, por parte da AIRO, para desenvolvimento de imagem, site e mobiliário, e o apoio das autarquias da região, nomeadamente ao nível das instalações.
Nesta fase inicial tem disponíveis 12 espaços para cowork, com possibilidade de crescer. Sérgio Félix, secretário geral da AIRO, destaca que o espaço pode ser aproveitado por estudantes, associações que pretendam reunir ou fazer formação, ou pessoas em teletrabalho que, estando ali a trabalhar podem também ter acesso à cozinha, equipada com microondas, café. Além disso, quando forem realizadas as obras previstas, poderão ter acesso a mais gabinetes.
Um espaço Up em cada concelho
AIRO está a desenvolver uma rede de espaços StartUp Oeste nos 12 municípios da região.
No passado dia 11 de novembro, data em que celebrou o seu 44º aniversário, a associação inaugurou o UP Benedita – uma parceria da AIRO com a Câmara de Alcobaça e a Junta de Freguesia da Benedita – que fica localizado na Casa das Associações, junto à sede da Junta de Freguesia e da USF da Benedita.
A aposta pretende aproximar o empreendedorismo de cada território e dar novas oportunidades aos que querem criar o seu próprio negócio. “O que interessa, para nós, é integrar a pessoa no ecossistema. Dar formação, dar consultoria, se houver necessidade, fazer a agilização com algum parceiro e fazer com que os negócios aconteçam”, concluiu Sérgio Félix.































