Um banco, um rosto – “O mais gratificante nesta actividade é o contacto com as pessoas”

0
1986
Célia Conde trabalha há 21 anos no BPI

Célia Conde
Gerente no balcão de Caldas da Rainha do BPI

Há quantos anos trabalha neste banco?
Trabalho no Banco BPI há 21 anos. Estou como gerente no Balcão de Caldas da Rainha Avenida há oito anos, com uma equipa de oito elementos, muito dinâmica.

Do que mais gosta na sua atividade profissional?
Para mim o mais gratificante nesta actividade é o contacto com as pessoas, para conhecer as suas realidades, dificuldades e as apoiar na concretização dos seus projetos e sonhos.

- publicidade -

O Banco de Portugal já recomendou maior prudência na concessão de crédito. Como é que essa recomendação tem sido veiculada nos balcões, junto dos clientes, em especial às pequenas empresas locais?
O BPI cumpre todas as recomendações do Banco de Portugal e mantém desde sempre uma política de crédito muito segura e prudente. Por isso apresenta, há longos anos, os melhores indicadores de risco da banca portuguesa. A concessão de crédito pelos Bancos está totalmente dependente da robustez de capital de cada entidade. A posição robusta de capital do BPI e a nossa capacidade de financiamento permitem-nos continuar a apoiar as famílias e as empresas locais e ganhar quota de mercado no crédito. Estamos empenhados em apoiar as empresas locais a longo prazo de forma sustentável.

Com juros muito baixos nos depósitos, que produtos de poupança são sugeridos aos clientes?
Quando se fala de investimento/poupança a um cliente temos em consideração diversos factores, nomeadamente a sua necessidade de liquidez, dependência dos fundos, o conhecimento e experiência de investimento, e ajustamos sempre a oferta do Banco ao seu perfil de risco. Este fator é decisivo e sobrepõe-se às taxas de juro que o mercado oferece. Na atual conjuntura, para além dos tradicionais Depósitos a Prazo, o BPI tem vindo a apresentar aos seus Clientes um conjunto de alternativas que permitem diversificar os seus investimentos com o objetivo de possibilitar um retorno superior das suas poupanças. Estamos a falar de fundos de investimento, seguros de capitalização ou PPR. Importa, no entanto, salientar que um maior potencial de retorno tem associado um maior risco.
“Este cenário de taxas de juro a negativo não é de todo favorável à Banca”

O tecido empresarial das Caldas da Rainha é estimulante para a banca?
Caldas da Rainha é um concelho que tem um forte tecido empresarial, onde predominam micro e pequenas empresas de origem familiar.
Temos empresas de todos os sectores desde produção e comércio de fruta (pera rocha e maçã), produção de leite e queijo, criação de gado, passando pela indústria com a tradicional faiança das Caldas da Rainha, metalurgias de base, construção e mediação imobiliária, comércio em geral, hotéis, alojamentos locais, restaurantes e outros prestadores de serviços relacionados com o turismo e ainda empresas de desenvolvimento de novas tecnologias, criação de software, com reconhecimento internacional premiadas pelo sucesso do seu trabalho e inovação.
Todas estas atividades são muito interessantes para o Banco BPI e estimulantes na medida em que a nossa oferta adapta-se à necessidade específica de cada negócio.

 As comissões estão a aumentar. É esta a nova forma de obter receitas dos bancos? Não teme uma perda de clientes, especialmente mais novos, para a nova concorrência digital?
O mercado bancário tem evoluído, este cenário que atravessamos de taxas de juro a negativo não é de todo favorável à Banca. Contudo o BPI está sensível a esta questão, apresentando oferta muito competitiva em função das necessidades do cliente. No que se refere ao segmento jovem, está isento de despesas até aos 26 anos, idade média de fim de curso, em que se inicia a carreira profissional.
Prezamos muito a relação e proximidade com o cliente, o contacto quase diário que ao longo dos anos origina relações de amizade. Muitas vezes são os nossos clientes que nos encaminham novos clientes.
Não encaramos a era digital como uma ameaça, mas sim como uma oportunidade. O Banco é uma das 10 empresas portuguesas que mais investe em inovação. Disponibilizamos gratuitamente a APP BPI com uma apresentação intuitiva, de fácil utilização, que tem sido uma mais valia para os clientes. Foi a primeira app bancária a permitir que os clientes consultem e iniciem transferências nas suas contas  de outros bancos.

Como imagina um balcão de um banco dentro de 10 anos? 
O futuro está aí. Não sei precisar em que horizonte temporal, mas imagino um balcão digital, com diversos ecrãs interativos, colocando à disposição dos clientes uma vasta oferta de transações e serviços, um espaço acolhedor e bastante agradável, em que o cliente será atendido por agendamento pelo seu gestor para questões mais especializadas. Na minha opinião, os serviços de caixa tendem a ser automatizados.

- publicidade -