Instalar tendas yurt (uma habitação típica da Mongólia) no parque de campismo rural da Serra do Montejunto é o objectivo do projecto “Montejunto Glamping”, que ficou em primeiro lugar do Concurso de Empreendedorismo Oeste Portugal, cujos resultados foram conhecidos a 21 de Janeiro, numa sessão que teve lugar na sede da OesteCim, nas Caldas da Rainha.
O termo “glamping” do nome do projecto vencedor surge da junção entre as palavras glamour e camping, aliando o prazer do campismo, ao luxo dos melhores quartos de hotéis. Estas tendas são totalmente mobiladas, com a sua própria instalação sanitária e aquecimento.
Em Portugal este ainda é um conceito recente (há parques deste género em Coimbra, na Serra da Estrela e no Algarve), mas o mentor deste projecto, Nuno Santos, considera que vai haver muito interesse nestas tendas. “É uma experiência única, num campismo com melhores condições”, afirmou. Uma noite nesta tenda irá custar cerca de 70 euros, com capacidade para duas pessoas.
Segundo este empreendedor, há três anos que este projecto está a ser desenvolvido. Foi por isso com muita satisfação que recebeu o primeiro prémio do concurso. Para Nuno Santos, o maior obstáculo para que a sua ideia avance está em conseguir financiamento, na ordem dos 120 mil euros (para quatro tendas numa fase inicial).
Nove projectos apresentados
Nesta segunda edição do concurso de empreendedorismo, organizado pela OesteCim em conjunto com a AIRO, concorreram nove projectos, dois dos quais (Lagoon Flow e MobilizArte) oriundos das Caldas da Rainha.
Na apresentação final dos projectos estiveram cinco dos nove empreendedores a concurso e dos técnicos das entidades envolvidas. No final apareceram os presidentes de câmara do Oeste, que tinham estado reunidos na sala ao lado, para entregarem os diplomas de participação e para as fotografias da praxe.
Aos cincos primeiros classificados foram atribuídos vários prémios, consoante os concelhos onde terão sede. No caso das Caldas da Rainha o Lagoon Flow – que presta uma série de serviços que vai de encontro às necessidades e desejos dos turistas que frequentem a Lagoa de Óbidos – terá direito a um ano de incubação gratuito.
A Lagoon Flow iniciou actividade em Junho, com aluguer de bicicletas e de automóveis e organização de percursos turísticos. O serviço consiste na utilização temporária destes dois meios de transporte, permitindo uma maior liberdade e mobilidade ao cliente que se encontra de férias.
Entre os cinco primeiros está também a casa de campo Cela Velha (Alcobaça), que tem como objectivo fornecer um serviço rústico de alojamento e de turismo de natureza. A casa estará instalada num antigo moinho de água.
O outro projecto das Caldas, o MobilizArte, ficou em sétimo lugar e pretende apostar na educação artística não formal dirigida à comunidade sénior.
Todos os concorrentes têm direito a apoio da AIRO, nomeadamente acompanhamento técnico de aconselhamento nas áreas financeira, gestão, criação de empresa, jurídica e candidaturas a sistemas de incentivos. Os prémios e apoios só serão entregues no caso dos projectos avançarem nos próximos seis meses.
Este concurso tem como objectivo promover, apoiar, acompanhar e ajudar a implementar projectos que sejam inovadores, tenham viabilidade económica e financeira, mas que também sejam potenciadores de criação de novos postos de trabalho qualificados.
Os projectos
1 – Montejunto Glamping
Concelho do Cadaval
Empreendedor: Nuno Alves dos Santos
2 – PowerGreen
Região Oeste
Empreendedor: Rita Carneiro
3 – Lagoon Flow
Concelho das Caldas da Rainha
Empreendedor: Tiago Pereira
4 – TrailZone
Concelho de Alenquer
Empreendedor: Jorge Daniel Lopes
5 – Casa de campo “Cela Velha”
Concelho de Alcobaça
Empreendedor: Rui Oliveira
6. – Banco cooperativo do empreendedorismo – plataforma de permutas empresariais
Concelho do Cadaval
Empreendedor: Bruno Ricardo Ferreira
7 – MobilizArte
Concelho de Caldas da Rainha
Empreendedor: Filipa Machado Rodrigues
8 – Sociedade Turística e de Desenvolvimento Sócio-Económico do Sobral de Monte Agraço, S.A.
Concelho de Sobral de Monte Agraço
Empreendedor: João Simões Baião
9 – Costa Verde e Prata- Associação de Turismo do Oeste
Região Oeste
Empreendedor: Olívia Rodrigues da Costa






























