O restaurante O Tacho tem nova gerência e um novo conceito. Com uma decoração que mistura modernidade e a tradição caldense e de Bordalo Pinheiro, o espaço apresenta uma sala mais pequena a lembrar as antigas casas de pasto e uma sala de refeições com um ar moderno e confortável.
Clara Martins e o marido Abílio Martins fizeram sociedade com o chef António Santos para reabrir este espaço já histórico na cidade, mas que não estava propriamente a viver os seus melhores dias.
Os empresários, que moram no Carvalhal (Bombarral) e nos Estados Unidos da América, onde têm outro restaurante, decidiram investir num negócio nas Caldas. “O Tacho já existe há muitos anos e era um desafio interessante dar-lhe um novo conceito”, disse Clara Martins à Gazeta das Caldas.
A remodelação ficou a cargo da empresa caldense Traço Mais. O Zé das Papas, personagem criado por Bordalo Pinheiro e que também já deu o nome a uma crónica de gastronomia na Gazeta, passa a ser o símbolo do restaurante, que tem outros motivos que pretendem criar uma identidade forte com a cidade. São o caso das andorinhas que marcam presença, tanto em forma gráfica como em elementos cerâmicos. A sala de refeições tem ainda três quadros baseados em fotografias da Praça da Fruta datadas das décadas de 1930 e 1940.
Na primeira sala as madeiras e os atoalhados remetem para as antigas casas de pasto, onde se podia comer petiscos e refeições leves a qualquer altura do dia. É precisamente esse o tipo de serviço desta sala.
A ementa funciona com pratos do dia ao almoço, nestes primeiros meses, no Verão, mais à base de grelhados e acompanhados com frescos do mercado diário, que fica ali bem perto. Entre os petiscos encontram-se as típicas moelas, as enguias e amêijoas, procurando aproveitar os recursos endógenos.
No serviço à carta podem encontrar-se especialidades como carne da vazia, açorda e arroz de polvo. Os novos proprietários dão ainda atenção à carta de vinhos e aos queijos, com primazia para os da região. A carta de sobremesas não foi descurada e entre as opções destaca-se a reinvenção da Cavaca das Caldas, que acompanha com uma mousse de limão.
O horário de funcionamento é entre as 11h00 e as 23h00 e por enquanto não existe dia de descanso semanal.
Clara Martins não quis revelar o montante investido no novo negócio. Foram criados sete novos postos de trabalho.































