
O stand de Portugal que marcou presença na Feira Internacional de Turismo de Madrid (Fitur), foi considerado com um dos melhores pelos responsáveis pela iniciativa, e nele marcaram presença várias dezenas de peças da Fábrica Bordallo Pinheiro, mostrando no país vizinho a originalidade das faianças que se fazem nas Caldas da Rainha, na melhor herança de Bordalo Pinheiro. A representação portuguesa obteve distinção por esta representação ter aliado tão bem a gastronomia e a arte lusas.
“O certame correu muito bem e além das peças da Fábrica Bordallo, também estiveram outras da Vista Alegre”, informou José Arimateia, responsável do Grupo Visabeira – Turismo.
Além do Turismo de Portugal estiveram neste evento – que se realizou entre os dias 19 e 23 de Janeiro – as sete Agências Regionais de Promoção Turística e 39 empresas (mais sete do que no ano passado), entre as quais os principais grupos hoteleiros e de distribuição turística portuguesas.
Da fábrica caldense estiveram presentes peças utilitárias e decorativas, sobretudo relacionadas com temas marítimos. Marcou presença um caranguejo gigante, pratos com lagostas, lagostins e ostras. Estiveram também vários peixes, em louça utilitária ou apenas decorativos, que encantaram os milhares de pessoas que passaram pelo stand onde foi recriado um restaurante. Neste foram instaladas mesas com pratos da Bordalo Pinheiro impressos, dando assim a possibilidade de ver outros serviços da fábrica caldense.
“Estas participações são sempre interessantes pois trazem contactos e potenciais encomendas”, disse o mesmo responsável, acrescentando que o grupo económico teve a sua área de Turismo igualmente representada neste evento internacional.
Nas mesas podiam ser apreciadas várias peças bordalianas (protegidas por redoma acrílica) que dialogavam com as imagens impressas e com outras obras, colocadas na parede.
Esta iniciativa designada “Prove Portugal” dava a oportunidade aos visitantes de provar uma iguaria gastronómica portuguesa feita por vários chefs. Estes realizaram vários acções de “showcooking” e ainda houve um barman que criou cocktails que deu a provar a quem visitou o evento.
O stand de Portugal foi um dos três premiados na categoria Países, entre um total de 166. Os outros distinguidos na mesma categoria foram Israel e Colômbia.
José Arimateia disse à Gazeta das Caldas que o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade e comitiva aproveitaram a visita à Fitur para conhecer a loja que o grupo Visabeira possui na capital espanhola e onde podem ser adquiridas peças da Bordalo Pinheiro e da Vista Alegre.
O stand português que esteve em Madrid marcou também presença em Novembro no World Travel Market de Londres e lá foi igualmente distinguido como o melhor para a realização de negócios.
Bordalo Pinheiro faleceu há 106 anos
No dia 23 de Janeiro assinalaram-se os 106 anos da morte de Rafael Bordalo Pinheiro e ainda hoje as peças que criou fazem furor em decorações de stands onde está representado o país.
As criações bordalianas, apesar de centenárias, continuam a interessar a públicos diferenciados. Elsa Rebelo, a directora artística da fábrica herdeira de Bordalo, marcou presença no Você da TV, programa da manhã da TVI para poder falar do mestre e da sua produção, passados 106 anos do seu desaparecimento.
Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt






























