Spal associa-se a concurso de design Home Sweet Home…

0
700
Algumas peças da empresa, que é conhecida pela sua aposta estratégica no design

No âmbito do Lisbon Design Show, que decorre na FIL entre 9 e 14 de Outubro, realiza-se mais uma edição do concurso Home Sweet Home, que este ano conta com a Spal – Sociedade de Porcelanas de Alcobaça, como um dos patrocinadores. A empresa diz que “para além de reforçar os valores da marca, conta que deste concurso resultem propostas originais e diferenciadoras para juntar ao seu portefólio”.
O concurso de design abrange os sectores do Mobiliário, Cutelaria, Iluminação e Porcelanas. Neste último, ao qual a Spal está associada, espera-se que os candidatos criem peças em porcelana de utilização generalizada, para os segmentos doméstico, hotelaria e restauração “e que contemplem ainda utilização pelo segmento gourmet”, define o regulamento do concurso. Os requisitos são que as peças a concurso sejam diferenciadoras e multifuncionais.
Representantes da Spal, da FIL, da Associação Portuguesa de Design e diversos designers convidados, compõem o júri que vai seleccionar um máximo de três projectos, cujos protótipos serão produzidos pela Spal e expostos no Lisboa Design Show.Para a Spal, a associação ao concurso Home Sweet Home é o retomar de “uma das tradições da marca”. Mariana Mesquita, administradora da empresa, lembra que “o design faz parte dos alicerces da marca” e que desde que foi fundada “a Spal tem mantido uma constante preocupação na prossecução de produto diferenciador e moderno”, o que a levou a tornar-se na primeira empresa de cerâmica a promover, já em 1970, um concurso de design. A administradora salienta ainda as diversas parcerias que a Spal estabelece “com os mais consagrados designers nacionais e internacionais”, destacando nomes como Stephanie Hering, Gerald Gulotta, Queensburry Hunt ou Álvaro Siza Vieira.

… e volta a assinar troféu da eleição das 7 Maravilhas

Ainda que nenhuma das praias oestinas candidatas à eleição das 7 Maravilhas – Praias de Portugal tenha alcançado a distinção, a região esteve representada na cerimónia através da Spal que concebeu e fabricou os troféus que foram entregues aos vencedores.
Já antes, esta empresa oestina tinha também produzido as peças de cerâmica oferecidas aos finalistas das 7 Maravilhas.
Ângelo Mesquita, presidente do Conselho de Administração da Spal, diz que “a associação às iniciativas ‘7 Maravilhas’ constitui uma aposta extremamente prestigiante e alinhada com os valores da nossa marca”. À Spal coube também a concepção e produção dos troféus das eleições promovidas nos últimos anos pela 7 Maravilhas.
“Como empresa nacional revemo-nos na consistência dos diferentes projectos apresentados, considerando que têm sido revigoradas grandes mais-valias do nosso país. São projectos desta natureza que podem enaltecer a imagem de Portugal no mundo, levando um povo cheio de potencialidades um pouco mais além”, diz ainda o responsável pela empresa.

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt

- publicidade -