Os representantes das sete empresas homenageadas pela ACCCRO
Sete empresas caldenses foram homenageadas no passado sábado no âmbito da Gala Empresarial da ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste. A Auto Leandro Santos, Lda. recebeu o Prémio Projecto e o Balance Club foi agraciado com o Prémio Inovação. Houve ainda distinções Prestígio, para cinco empresas pela sua antiguidade.
A ACCCRO distinguiu a Auto Leandro Santos pelo seu projecto empresarial, sublinhando o grande desenvolvimento que esta empresa familiar, que comemorou o 30º aniversário em 2017, teve nos últimos anos.
Aproveitando as tecnologias de informação para dinamizar o seu negócio, os irmãos Cláudio, Marco e Nuno “deram uma nova dimensão ao negócio”, que atingiu já os 60 colaboradores, foi distinguido este ano com o estatuto de PME Líder e “possui umas belíssimas instalações”, destaca a associação.
A Auto Leandro Santos é das maiores empresas do concelho e o Jornal de Leiria colocou-a no lugar 169 entre as 250 maiores do distrito, com um volume de negócios em 2016 que superou os 10 milhões de euros.
Mais recente é o Balance Club, que em 2017 comemorou o 10º aniversário nas Caldas da Rainha. Durante esta década, este ginásio, localizado em São Cristóvão, angariou 1300 associados e dá emprego a 26 pessoas. Mas a distinção que a empresa liderada por Pedro Simão mereceu por parte da ACCCRO – o Prémio Inovação – foi atribuída pela recente aposta na marca Fitness Factory, um conceito de ginásios “modernos e apetrechados com a mais recente tecnologia que permite ao utilizador ser mais autónomo no treino e torná-lo mais divertido”, observa a ACCCRO. O Fitness Factory está em franca expansão em regime de franchising, com presença nas Caldas, Torres Vedras, Albergaria-a-Velha, Marinha Grande, Nazaré, Paredes, Venda do Pinheiro e, mais recentemente, Leiria.
ANTIGUIDADE PREMIADA
- publicidade -
Um hábito que a associação empresarial com sede nas Caldas tem vindo a enraizar nesta sua gala consiste em homenagear empresas com uma presença marcante no tecido empresarial caldense pela sua actividade mas também pela antiguidade. Este ano mereceram distinção mais cinco empresas.
A Braz Mendonça Conceição, Lda. foi fundada em 1960 por Braz Conceição para fabricar cera para soalho e ganchos para telha. Mas foi com o surgimento dos motores de rega que teve maior desenvolvimento. Estabelecendo-se em 1965 na Rua Dr. Miguel Bombarda, onde hoje se mantém, é gerida pelos dois filhos do fundador, Carlos e José Mendonça.
O restaurante Zé do Barrete, na Cova da Onça, mantém-se no seio da mesma família há duas gerações e é resultado do sonho do casal Raul dos Santos e Gracinda Maria Correia, naturais de Alvorninha, de se mudarem para a cidade. Hoje o restaurante, um dos mais típicos das Caldas, é gerido pelos filhos José Luís e César.
Sobejamente conhecida nas Caldas é também a Casa Antero e o Pachá, fundada em 1957 por Antero Feliciano. Era uma das 58 tabernas das Caldas, à data, mas logo conquistou uma clientela fiel entre trabalhadores de empresas como os Móveis Serrano, Capristanos e também dos Correios. Juntamente com Olímpia Simão, com quem casara, Antero Feliciano abriu o restaurante Pachá em 1987 e nesse mesmo ano, Paulo e Anabela, filhos do casal, tomaram as rédeas de um negócio que serve o tradicional de uma forma inovadora.
A origem da Zinália, representante do franchising Rituals nas Caldas, na Rua das Montras, remonta a 1938 e está à beira dos 80 anos. Resultou de uma sociedade entre António José Freitas e António Ferreira Pinto para abrir uma perfumaria e cosmética nas Caldas. A empresa é hoje gerida pela neta do fundador, Isabel Freitas.
Luís Tavares e Paulo Santos são os responsáveis pelo desenvolvimento do Pastel Bordallo
Perto dos 90 anos tem início a história da Fialho & Miranda, Lda., que se dedica ao comércio de motos, na Rua Heróis da Grande Guerra. Foi criada em 1928 por Ilídio Fialho e começou pelo comércio e reparação de bicicletas. Foi o filho Bráulio que ampliou o negócio, que se passou a dedicar depois às motos. A morte de Bráulio levou a que a mulher, Eunice Miranda, assumisse o negócio de família, ao qual se juntou mais tarde o filho do casal, Valter.
A ACCCRO também distinguiu os pasteleiros Luís Tavares e Paulo Santos, responsáveis pelo desenvolvimento do Pastel Bordalo, lançado pela associação na edição da Frutos 2017 com o fim de fortalecer a marca Caldas e de “afirmar que a arte e a cultura podem estar juntas à mesa”, referiu José Ventura, vice-presidente da associação.
Marcaram presença na Gala Empresarial, que assinalou os 115 anos da ACCCRO, mais de 160 pessoas.
A noite foi animada pela música de Melanie Russo e com uma representação de Bordallo Pinheiro, um dos pioneiros da associação, interpretada por José Ramalho.
A Gazeta das Caldas assinalou a data com a entrega à ACCCRO da peça de Ferreira da Silva alusiva aos 90 anos do jornal.