Fazer as compras online e levantá-las no supermercado sem sair do carro já é possível no E. Leclerc das Caldas da Rainha. O serviço que já existe há mais de uma década em França chegou ao nosso país e a loja das Caldas é a terceira a disponibilizá-lo.
“A nossa preocupação maior é no atendimento e por isso quisemos importar esse conceito para poder facilitar a vida dos nossos clientes e não clientes”, disse à Gazeta das Caldas o responsável pelo serviço E. Leclerc Drive, Filipe Ferreira.
Para utilizar o serviço basta aceder a online.e-leclerc.pt, seleccionar a loja das Caldas da Rainha e começar a encher o cesto de compras. Há mais de 5.500 referências de produtos disponíveis, praticamente tudo o que se pode encontrar na loja física.
Em cada produto há um espaço destinado a observações que se pode utilizar, por exemplo, se se pretende fruta mais madura ou mais verde, ou se o peixe fresco vem ou não amanhado. “Os clientes do online beneficiam dos mesmos preços, das mesmas promoções e dos produtos que estão em folheto, sem custos adicionais”, complementa Filipe Ferreira.
Finalizada a compra, basta agendar a recolha, que pode ser feita passadas duas horas. O responsável pelo serviço refere que já há turistas estrangeiros familiarizados com o conceito que chegam a programar as compras com uma semana de antecedência, para a altura em que vão passar nas Caldas.
Depois de finalizar todo o processo, pode proceder-se ao pagamento, via Paypal – sistema de pagamento seguro online. Este também pode ser feito no acto de entrega, através de cartão de pagamento.
Para a recolha, o cliente dirige o automóvel para o quiosque de entrega – facilmente identificável pelos toldos em cor-de-laranja. Passa o cartão de cliente ou o talão gerado pela compra no quiosque digital e em dois minutos tem as compras no carro.
Filipe Ferreira diz que os primeiros dias têm corrido bem e que já há um conjunto de pessoas que trabalha em Lisboa, faz as compras na hora de almoço e levanta-as ao final do dia, rentabilizando assim o seu tempo.
“A compra online é um mercado que está em crescimento e acredito que dentro de 10 anos 20% das vendas serão feitas através da Internet porque o tempo das pessoas é cada vez mais precioso”, sustenta.
A Rainhadis Sociedade de Distribuição, S.A. – empresa que gere aquela grande superfície – não revelou o montante investido para o lançamento deste serviço. Além da montagem do quiosque, foi necessário criar uma caixa específica, assim como uma linha de frio e aquisição de material diverso. Na mesma fase, o supermercado recebeu uma nova linha de caixas de pagamento que incluem algumas automáticas.
O serviço Drive deverá criar três novos postos de trabalho. Além das Caldas, apenas as lojas de São Domingos de Rana e do Montijo têm este serviço disponível em Portugal.































