Óbidos tem metade destas empresas, que valeram em 2020 25,97 milhões de euros em vendas e deram emprego a 332 pessoas
Seis empresas da região foram distinguidas com o selo Inovadora COTEC, que premeia as empresas que se distinguem pela capacidade de investir em inovação.
Na região, é o concelho de Óbidos que concentra maior número de empresas Inovadora COTEC 2022, três no total.
Repetente em relação à edição do ano passado, a Barros & Moreira, S.A. é já “veterana” nesta distinção. A empresa que tem sede na Zona Industrial de Óbidos é produtora de uma gama completa de artigos para casa de banho, na qual tem como marca âncora a CTESI, que coleciona vários prémios internacionais de design na sua área produtiva. É a empresa de maior dimensão de entre as seis distinguidas na região, com um volume de negócios superior a 10 milhões de euros, do qual 27% para exportação, e uma força de trabalho próxima dos 120 trabalhadores.
A Janela Digital, empresa de base tecnológica que foi uma das fundadoras do Parque Tecnológico de Óbidos também recebeu a distinção este ano. A empresa especialista no desenvolvimento de produtos tecnológicos para o mercado imobiliário apresentou em 2020 um volume de vendas de 5,69 milhões de euros, obtido principalmente no mercado interno, e empregou nesse ano 99 pessoas.
Ainda em Óbidos, foi distinguida como Inovadora COTEC a Bakermix – Fabrico e Comercialização de Produtos Alimentares tem atividade na produção de produtos de pastelaria. Obteve em 2020 vendas no valor de 3,95 milhões de euros, totalmente para o mercado interno, e empregou 20 pessoas.
No concelho de Alcobaça, foram duas as empresas distinguidas, com a particularidade de ambas direcionarem praticamente toda a sua faturação para exportação.
A Frumolde Tooling, da Martingança, dedica-se ao desenvolvimento de moldes de injeção, que exporta a totalidade da produção, 2,3 milhões de euros em 2020, e empregava nesse ano 11 pessoas.
Também de Alcobaça foi distinguida a Jomazé, uma empresa da Póvoa, na freguesia de Cós, que produz artigos de cerâmica ornamental. Esta empresa obteve um volume de negócios de 1,72 milhões de euros em 2020, 99% para o mercado externo. Empregou nesse ano 60 pessoas.
Ainda na região, destaque para a PDL – Parque dos Dinossauros da Lourinhã, também premiada com o selo Inovadora COTEC. No ano que serviu de base para a atribuição da distinção, faturou perto de 1,5 milhões de euros.
A Inovadora COTEC é uma distinção atribuída pela COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação, em parceria com o setor financeiro. Este estatuto traz novas vantagens para as empresas que concretizem o seu potencial de inovação em crescimento, nomeadamente na obtenção de melhores condições de acesso ao financiamento junto da banca. Este estatuto está acessível a todas as empresas a operar em território nacional e que tenham investimento em I&D, assim como um elevado nível de desempenho e de solidez financeira, entre outros requisitos. ■































