Abbas Rajaballi e a esposa, Carla Nogueira, no dia da inauguração do “novo” hotel
Caldas da Rainha tem mais um hotel. Chama-se Europeia Hotel e fica no coração da cidade, no centro comercial da Rua das Montras. A antiga residencial com o mesmo nome esteve três meses fechada para obras e reabriu agora transformada num hotel de três estrelas, respeitando todos os requisitos que uma unidade hoteleira desta categoria exige.
O hotel conta com 55 quartos (mais dois do que na situação anterior), incluindo duas suites e dois quartos para pessoas com mobilidade reduzida. Todos têm ar condicionado e os velhos televisores foram substituídos por plasmas. A decoração também acompanha a categoria superior deste estabelecimento e a recepção foi ampliada, tendo, para esse efeito, sido adquirido uma loja do centro comercial onde funcionava um café.
Mas uma das maiores valias do Europeia Hotel é um enorme hall no quinto piso, com bar, sala de jogos e sala de reuniões. Um espaço muito amplo e com uma decoração agradável que colmata o facto de o hotel se situar num centro comercial sem grandes vistas para o exterior.
Abbas Rajabali, que em sociedade com o pai e os seus dois irmãos gere este hotel, diz que o investimento rondou os 700 mil euros. Um risco para os tempos de crise que se vivem, mas que o próprio justifica por querer “oferecer melhores condições às pessoas que visitam a cidade”. A sua clientela habitual é composta por “termalistas, empresários e pessoas que vêm por lazer”, sendo que os aquistas representam uma percentagem considerável do negócio.O empresário diz que o hotel está a cerca de 200 metros do hospital termal, com a vantagem de estar dentro do centro comercial que, por sua vez, está bem no centro da cidade.
Nos últimos anos a taxa de ocupação da Residencial Europeia rondava os 40% (apesar de em alguns dias do Verão chegar aos 100%), mas Abbas Rajabali está confiante que este valor vai agora aumentar, embora, cauteloso,acrescente que “só o tempo o dirá”.
Em sua opinião, Caldas da Rainha deveria apostar um pouco mais napromoção e ter mais eventos para atrair mais pessoas à cidade. “Tal como se faz em Óbidos”, diz,
Um dos quartos do Europeia Hotel e o espaçoso hall situado no quinto piso
- publicidade -
até porque já tem beneficiado da presença de clientes que têm vindo às realizações do concelho vizinho.
O Europeia Hotel emprega habitualmente seis trabalhadores, que podem chegar aos dez durante a época alta.
Abbas Rajabali é de origem indiana e tem nacionalidade portuguesa. Nasceu em 1957 na Ilha de Moçambique, mas o seu pai e avô eram oriundos do então estado português de Goa, Damão e Diu, na Índia. Em 1975, após a independência de Moçambique, Abbas Rajabali veio para Portugal e foi gerente de hotéis no Algarve. Em 1988 instala-se nas Caldas da Rainha onde funda a Residencial Europeia. Desde então é um caldense por adopção.
Com o Europeia Hotel, Caldas da Rainha passa agora a dispor de quatro hotéis: três de três estrelas (Europeia, Cristal e Caldas Hotel) e um de quatro estrelas (Sana).