Requalificação da escola Josefa d’Óbidos vai custar 6 milhões de euros

0
774
O contrato da empreitada foi entregue por Telmo Faria ao director do Agrupamento de Escolas Josefa d’Óbidos no arranque do ano lectivo

Deverão ter início nas próximas semanas as obras de requalificação da Escola Básica e Secundária Josefa d´Óbidos. Orçada em seis milhões de euros, com a comparticipação de fundos comunitários, esta é uma empreitada que de acordo com o presidente da autarquia de Óbidos, Telmo Faria, “vem ao encontro de um objetivo muito forte por parte do concelho inteiro, que é o de conseguirmos ter um parque municipal escolar de excelência”.
Em comunicado, a autarquia diz que esta é “a maior obra feita no concelho”, cujo contrato foi assinado pelo autarca e entregue ao director do Agrupamento de Escolas Josefa d’Óbidos, Fernando Jorge, na abertura do ano lectivo. Telmo Faria salienta que a obra é fruto de “uma luta muito complicada, sobretudo durante os últimos dois meses, com a suspensão do QREN”. Agora que o financiamento está garantido e o contrato com o empreiteiro foi assinado, resta aguardar pela aprovação do Tribunal de Contas para que a obra possa arrancar, o que se espera que aconteça em Outubro.

A escola obidense vai estar em obras durante todo o ano lectivo apontando-se a conclusão dos trabalhos para o Verão de 2013

“Queremos que, dentro de muito pouco tempo, mal o contrato venha e estejam as coisas preparadas, lá para meados de Outubro, estejamos em condições de poder fazer a transferência dos profissionais, dos professores, dos funcionários, dos alunos para as instalações provisórias”, diz o autarca, citado em comunicado. Junto ao Complexo Desportivo Municipal está já a ser preparado o espaço que vai acolher os monoblocos onde vão funcionar as salas de aula e os serviços administrativos no decorrer das obras.
O autarca acredita que no próximo Verão as obras de requalificação estarão concluídas e que o ano lectivo de 2013/2014 já poderá iniciar-se na nova escola, o que diz ser “uma grande notícia para as famílias e para as crianças”. Prometida fica “uma escola espetacular” que vai proporcionar aos jovens “melhor qualidade de ensino para se prepararem para a universidade”.

J.F.

- publicidade -

Oferta na formação de adultos
No ano lectivo que agora se inicia a escola Josefa d’Óbidos lança dois novos cursos de Educação e Formação de Adultos. Técnico de Contabilidade e Técnico de Turismo Rural e Ambiental são as duas novas propostas que conferem equivalência ao 12º ano de escolaridade e cujas inscrições estão abertas durante o mês de Setembro.
Os novos cursos, que vão funcionar em horário pós-laboral (cinco noites por semana para os alunos com o 9º ano de escolaridade e três noites para alunos com o 12º ano) vêm juntar-se aos cursos de Técnico de Informática e Técnico de Acção Educativa que já eram ministrados na escola. No âmbito da Educação e Formação de Adultos funcionam ainda uma turma de Competências Básicas e outra de Aperfeiçoamento de Português, em regime de formação modular. Propostas que este ano vão abranger um total de 150 alunos do concelho.
Todos os esclarecimentos acerca do Serviço de Educação e Formação de Adultos podem ser solicitados pelo tel. 262955335 ou através de e-mail para assefa-josefa-obd@mail.telepac.pt.

J.F.

- publicidade -