
Caldas da Rainha foi o concelho do Oeste Norte – que inclui os municípios de Óbidos, Alcobaça, Nazaré, Bombarral, Cadaval e Peniche – onde se registou maior movimento na rede multibanco no mês de Dezembro, segundo dados da SIBS, entidade que regula aquela rede. Entre pagamentos em terminal e levantamentos em caixas multibanco, o valor aproximou-se dos 51 milhões de euros no concelho.
Os pagamentos atingiram os 33,2 milhões de euros, com um incremento de 6% em relação ao mesmo mês do ano passado, num total de 826 mil operações. O valor médio por pagamento manteve-se nos 40,20 euros. Nas caixas multibanco foram realizados levantamentos de 17,7 milhões de euros, uma subida de 5%, num total de 228 mil operações. O valor médio foi de 77,40 euros, mais 4 euros que no período homólogo.
A maior parte dos pagamentos em terminal foi feita nos supermercados, tendência seguida em todos os concelhos da região. Nas Caldas o montante atingiu os 8,3 milhões de euros no último mês do ano passado, mais 6% do que no período homólogo. Seguem-se os da moda e acessórios (3,5 milhões de euros), restauração (2,2 milhões) e tecnologia, cultura e entretenimento (1,9 milhões).
Em Alcobaça, concelho com dimensão idêntica ao das Caldas. foram movimentados “apenas” 49,7 milhões de euros. Destaca-se o incremento de 15% no montante nos pagamentos em terminal em relação a Dezembro de 2018. Alcobaça é o concelho da região que mais subiu neste particular.
De salientar ainda que o número de levantamentos diminuiu em todos os concelhos, mas os valores médio e total subiram.
Alargando a análise a todo o Oeste, a região movimentou cerca de 286 milhões de euros, com os pagamentos em terminal (229 milhões de euros) a crescerem 13% e os levantamentos (136,6 milhões) 3%. O valor médio por pagamento subiu 1 euro para 41,70 e e 2 euros por levantamento, para os 78,60.
No distrito de Leiria, o valor total subiu para cerca de 336,6 milhões de euros. O valor médio por pagamento, 42,80 euros, manteve-se idêntico ao de Dezembro de 2018, já o dos levantamentos subiu três euros, para 79,30.
COMUNIDADE FRANCESA É A MAIS SIGNIFICATIVA
Ainda segundo dados da SIBS, a comunidade francesa foi a que gerou maior número de movimentos internacionais na rede multibanco na região, com um crescimento médio a rondar os 20% no conjunto da região.
Óbidos é a única excepção nos sete concelhos do Oeste Norte. No território obidense a comunidade estrangeira que movimentou mais dinheiro foi a do Reino Unido.































