Início Economia Rainho & Teles – a empresa caldense que está há 100 anos no comércio de rações e cereais

Rainho & Teles – a empresa caldense que está há 100 anos no comércio de rações e cereais

0
Rainho & Teles – a empresa caldense que está há 100 anos no comércio de rações e cereais
Luís Teles e Carla Teles com Manuela Rainho, que ali trabalha há 23 anos.

A Rainho & Teles, Lda. assinala este ano o seu centenário, mas continua a reinventar-se na forma de abordar o mercado. Após a crise e o aumento de concorrentes no seu sector, a empresa caldense faz hoje da especialização em ração para cavalos e para cães o trunfo para se manter sólida.

A crise que se instalou em 2008 trouxe desafios às empresas e a Rainho & Teles Lda., apesar de já estar há muitos anos no mercado, não ficou imune a esse efeito. Além da crise, a empresa sofreu igualmente com o surgimento de grandes superfícies com um tipo de oferta idêntico à sua.
Se até essa fase o caminho da firma tinha sido a diversificação de um negócio que tinha começado em 1919 com o comércio de gado bovino e cereais, a resposta às dificuldades impostas pela crise económica desencadeada em 2008 foi novamente a especialização.
“As vendas ao balcão diminuíram e direccionámo-nos para áreas específicas”, conta Luís Teles que, juntamente com a esposa Carla Teles, gere a empresa fundada pelo seu bisavô José Rainho.
O empresário enveredou por duas áreas que já dominava bem – a nutrição de cavalos e a de animais de companhia, especialmente os cães.
O objectivo foi fazer com que a Rainho & Teles Lda. não fosse apenas mais uma empresa num mercado com muita concorrência. “As empresas que trabalham com rações, também trabalham com outros produtos, nomeadamente fitofármacos, por isso a nossa opção foi concentrar produto e aumentar a área de influência”, refere Luís Teles.
Nesta estratégia, as vendas deixaram de ser localizadas no Oeste e passaram a ter como abrangência todo o país. A empresa faz entrega directa na região até um arco próximo de Coimbra e Abrantes e usa uma transportadora para destinos mais longínquos.
Hoje a Rainha & Teles tem a representação exclusiva para a região Centro de duas marcas de alimentação de equídeos (a Nanta e a Pavo) e uma de alimentação de canídeos (Arion). Além disso, criou uma marca própria, a RT, que vende para todo o país.
A empresa continua a trabalhar para os clientes domésticos, ou seja, para quem tem só um ou dois animais, mas o objectivo foi ganhar escala. “Passámos a trabalhar directamente com criadores, para termos clientes com dimensão”, explica o empresário. Além da alimentação, a Rainho & Teles trabalha também com suplementos alimentares e vitamínicos.
Luís Teles realça que esta nova abordagem foi imposta ao longo do tempo e “obrigou-nos a fazer muito trabalho de campo, a bater a muitas portas para chegar e ganhar a confiança das pessoas”. Mas, nesta altura, esse trabalho está consolidado e “dá-nos uma confiança e um suporte para estarmos estáveis no mercado”.

EXPORTAÇÃO PARA ANGOLA

As três primeiras gerações da Rainho & Teles. José Francisco Rainho, a esposa Nazaré Margarida foram os fundadores. A filha Maria Nazaré Rainho com o seu marido Joaquim Neto Rainho, formaram a segunda geração. E as duas filhas deste casal, Maria da Luz e Maria Alice. Esta última formou a terceira geração com o marido José Carlos Teles.

Além daquela especialização, outro dos caminhos para manter as vendas da empresa estáveis foi a exportação. “Através de pessoas conhecidas arranjámos alguns clientes que têm grandes explorações em Angola e não tinham lá os produtos de que precisavam”, conta Luís Teles.
Para aquele país lusófono segue, sobretudo, soja como matéria-prima e também rações e complementos vitamínicos. A empresa começou a exportar em 2010 e conseguiu uma carteira de clientes que permite ter esta vertente estável, mas não estima crescer mais nesse mercado, até porque isso obrigaria a ter lá uma presença contínua, com um funcionário, ou pelo menos assídua, com visitas regulares.
A Rainho & Teles está ainda a preparar novos projectos, dentro do mesmo ramo em que opera. Sem revelar muitos pormenores, Luís Teles adiantou que o objectivo será aumentar os movimentos ao balcão e que, no processo, poderão ser criados novos postos de trabalho. Actualmente, na empresa trabalham três pessoas – Luís e Carla Teles, e Manuela Rainho, que entrou na firma há 23 anos. O número de funcionários chegou a ser de 16.
Apesar da crise, as novas abordagens ao mercado têm permitido à Rainho & Teles manter o seu volume de negócios estável, acima dos 500 mil euros anuais.

Preparar a quinta geração

José Rainho em frente ao seu Buick nos anos 1960

Luís Teles é bisneto de José Francisco Rainho, que em 1919 iniciou a actividade que resultou na constituição da empresa Rainho & Teles. José Rainho, natural da Serra do Bouro, começou por se dedicar ao comércio de gado bovino, que ia buscar ao Norte do país e com o qual regressava a pé para vender na feira das Caldas. Além de negociar o gado, José Rainho também comercializava cereais no mercado das Caldas.
Em 1932, o comerciante abriu uma mercearia na Espinheira (Serra do Bouro) que ficou a cargo da esposa, Nazaré Margarida, onde vendia um pouco de tudo, incluindo produtos para a agricultura, produtos de drogaria e até pronto a vestir.
Dois anos depois, José Rainho abriu nas Caldas um armazém para o seu negócio de cereais, na Avenida da Independência Nacional. Em 1945 o comerciante começou a negociar directamente na Bolsa de Negócios de Cereais e vendia para armazenistas em Lisboa.
O negócio continuou em desenvolvimento e, depois de adquirir o seu primeiro camião, em 1947, começou a ir buscar cereais ao Alentejo para os vender a armazenistas.
Em 1952 o negócio dos cereais passava para um espaço próprio na Rua Capitão Filipe de Sousa, próximo da Praça da Fruta, e em 1954 passou para a Rua Heróis da Grande Guerra. A partir de 1956, um dos funcionários de José Rainho começou a ir uma vez por semana vender cereais no Mercado da Malveira.
José Francisco faleceu em 1966, com 71 anos. Maria Nazaré Rainho e Joaquim Neto Rainho, filha e genro do fundador, tomaram então conta do negócio. O casal investiu nas rações e cereais, tendo dado continuação a todas as áreas de negócio iniciadas pelo fundador, excepto a criação de animais.
Em 1996, a firma passa para a terceira geração, quando Maria Alice Rainho (neta de José Rainho) e o seu marido José Carlos Teles assumiram a empresa, que passa a denominar-se Rainho & Teles, Lda. O casal manteve o negócio das rações e cereais e iniciou o comércio de acessórios para animais de estimação, desde a ração para cães e gatos, até às misturas para os pássaros e para os peixes.
Em 2006 a empresa passou a ser gerida pelo filho mais velho do casal, Luís Rainho Teles e a sua esposa, Carla Teles, que se mantêm na liderança do negócio.
Luís Teles realça que ainda hoje tem clientes que atravessaram todas as gerações da gerência da empresa. O casal tem dois filhos em idade escolar, mas ambos já dão uma ajuda na loja, nos tempos livres, o que os faz acreditar que, no futuro, haverá uma quinta geração aos comandos da empresa.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.