Na ida a Peniche, a 1 de Agosto, a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, anunciou um aumento da quota de pesca da sardinha de 1800 toneladas
A governante disse que esta medida foi tomada depois de verificar que a biomassa (sardinha do mar) cresceu e que desta forma será possível manter a pesca da sardinha até Outubro.
Com este aumento, a quota para pescar a partir do mês do Agosto sobe das 2181 para as 4000 toneladas, o que significa que a quota para 2019 é de 9000 toneladas.
“Depois de alguns anos em que sistematicamente descia a quantidade de biomassa, este ano tivemos uma inflexão que esperamos que seja o ponto de inflexão para o futuro”, referiu Ana Paula Vitorino em Peniche.
Apesar desse aumento, que foi considerado “um passo positivo para o sector” pelo presidente da Associação Nacional das Organizações dos Produtores da Pesca do Cerco (ANOP Cerco), Humberto Jorge, os pescadores realçam que era “possível ir mais além” chegando às 20 mil toneladas para Portugal e Espanha (em vez de 13.700 toneladas).
Humberto Jorge lembrou as “restrições muito fortes nos últimos cinco anos” para afirmar que “este ano era importante ter este sinal de esperança para os armadores”.
Os representantes dos pescadores portugueses e dos congéneres espanhóis tinham um encontro marcado em Vigo, para depois do fecho desta edição, para pedirem a revisão dos valores iniciais, aumentando a quota.
Quotas da sardinha aumentam, pescadores pedem mais
- publicidade -






























