Quatro empresas caldenses com prémio PME Excelência em 2015

0
824

pmeAmaro da Silva, Lda., Rações Avenal SA, Santos Monteiro & Cª Lda. e Calrai – Serviços de Restauração, Unipessoal, Lda. (McDonald’s Caldas) foram as quatro empresas das Caldas da Rainha que receberam o galardão pelo seu bom desempenho. O estatuto PME Excelência é atribuído anualmente às empresas (micro, pequenas ou médias) que se destacaram por terem tido um desempenho excepcional e prosseguirem estratégias de crescimento, alavancando o crescimento económico. Os prémios são decididos pelo IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação), agora também designada Agência para a Competitividade e Inovação.
A Amaro da Silva, Lda. foi uma das quatro empresas caldenses que se evidenciou em 2015. Fundada em 1967, dedica-se à instalação e manutenção de equipamentos de frio industrial.
A Rações Avenal (que data de 1954) volta a receber este prémio, destacando-se uma vez mais pela inovação e crescimento na produção de alimentos para animais de companhia.
Outra empresa premiada é a Santos Monteiro & Cª Lda., cuja actividade comercial remonta a 1949 e que foi fundada em 1967 pelo empresário António da Silva Monteiro. Dedica-se à comercialização de alcatifas, carpetes, revestimentos vinílicos e tapetes de WC tendo uma forte implementação em Portugal e Espanha.
A Calrai – Serviços de Restauração, Unipessoal, Lda. é a mais jovem das quatro empresas, mas é a marca mais conhecida. Trata-se do restaurante McDonald’s das Caldas da Rainha.
O concelho de Óbidos teve também quatro empresas premiadas com o estatuto de PME Excelência. Em rigor foram cinco empresas, mas na prática, duas delas são a mesma empresa, se bem com denominações jurídicas diferentes. Trata-se da Tekever – Tecnologias de Informação SA e Tekever ASDS, Lda. que têm sede em Óbidos, mas operam sobretudo em Lisboa onde, aliás, se dão a conhecer. Dedicam-se às novas tecnologias, com actividades de consultoria e científicas, produzindo, inclusive, drones.
Também no concelho de Óbidos a Tractorusseria – Tractores de Usseira, Lda. (que se dedica à venda e reparação de máquinas agrícolas) é uma das distinguidas, bem como a Barros & Moreira, Lda. especializada em mobiliário de banho.
Outra empresa premiada foi a Embalpom, que faz parte do cluster da fruticultura da região Oeste pois dedica-se à distribuição de embalagens, desde paletes de plástico a sacos e recipientes para acondicionar fruta fresca.
Na região, o concelho da Nazaré viu premiada a empresa Hélio Paiva – Viveiros de Plantas e Peniche o Café Arcadas do Jardim, Lda. e a Rocha & Jorge, Lda. (comércio de peixe fresco).
No Cadaval, a A J. Inácio – Máquinas Agrícolas. Lda., com sede na Vermelha, foi a única empresa premiada. O Bombarral não teve este ano nenhuma empresa distinguida.
Na região Oeste o concelho que teve mais galardões de PME Excelência foi Alcobaça com 15 empresas. Destas, quatro são da Benedita: Adriano Lourenço Costa – Importação e Exportação de Calçado, Lda., Jorge e Ramalho, Lda., José dos Reis Fialho & Filhos, Lda. e O Bigodes – Actividades Hoteleiras, Lda.

- publicidade -