Projeto Quinze venceu ronda do Tourism Explorers das Caldas

0
328
Joana Sousa, promotora da Quinze, recebe os prémios que conquistou no concurso de empreendedorismo da EHTO

Designer Joana Sousa inspirou-se na fundação das Caldas para criar produtos e experiências que oferecem referências históricas aos turistas

O projeto Quinze, promovido pela designer Joana Sousa e que se inspira nas raízes da fundação das Caldas da Rainha, foi o vencedor da ronda das Caldas da Rainha do programa de empreendedorismo ligado ao setor do turismo, Tourism Explorers.
A final da ronda caldense, que teve lugar no passado dia 24 na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, juntou cinco projetos finalistas e o que mereceu a maior votação do júri foi o da jovem designer e da marca que criou.
Quinze alude ao século da fundação das Caldas da Rainha e a própria marca utiliza várias referências dessa fundação como inspiração para produtos e serviços, num negócio já em marcha.
Entre os produtos, encontram-se peças de vestuário para miúdos e graúdos, produtos artesanais, como cerâmica, sabonetes, lápis, cadernos, entre outros, todos eles projetados por Joana Sousa e produzidos em Portugal, alguns localmente, por “produtores com atitudes sustentáveis”, realça.
Joana Sousa acredita que a Quinze “ajuda os turistas a conhecer a fundação das Caldas da Rainha com um conjunto de produtos que apelam às memórias”. A falta de experiências inspiradas na história da cidade foi o que levou Joana Sousa a lançar este projeto, que além dos produtos inclui, ainda um conjunto de experiências, como passeios pela zona histórica das Caldas, eventos gastronómicos baseados nos sabores da época da fundação, experiência com cerâmica e ainda com os bordados das Caldas.
A marca foi registada em 2019 e Joana Sousa adianta que cerca de 90% do público que alcança é feminino e são clientes “curiosos pela história e cultura da cidade, que procuram produtos diferenciadores”. A marca pode ser encontrada em lojas físicas nas Caldas, mas também na loja online (quinze.pt), em feiras e mercados de design.
Em segundo lugar, e também com bilhete para a final, que se realiza esta quinta-feira, 31 de março, no Centro de Artes das Caldas da Rainha, ficou o projeto A_Gente, proveniente de Leiria. Trata-se de um jogo disponibilizado para aparelhos móveis baseado na história de um determinado território, no caso Leiria, como forma de “transmitir conhecimento de forma que os jovens a queiram aprender”, referem os promotores do projeto.
Além do acesso à final, em jogo nesta final estava um prémio de 2.000 euros patrocinado pelo Município das Caldas da Rainha, 30 horas de consultoria pela Núcleo Inicial e 6 meses de incubação no Parque Tecnológico de Óbidos no caso de se tratar de um projeto tecnológico. O segundo classificado recebeu um prémio de 250 euros patrocinado pela AIRO.

- publicidade -