Projeto europeu da EDP Distribuição decorreu nas Caldas

0
701

A EDP Distribuição anunciou, esta quarta-feira, o fim do projeto europeu InteGrid, que contou com 14 parceiros de 8 países europeus e a participação de 145 clientes domésticos e 20 clientes de média tensão das localidades de Caldas da Rainha, Alcochete, Valverde e Mafra.

Segundo a empresa, passados 46 meses, o projeto “apresentou resultados positivos para todos os envolvidos”, permitindo poupanças de consumo de energia a rondar os 9,5%.

O projeto contemplou o desenvolvimento de um elevado conjunto de ferramentas de gestão de redes inteligentes e a instalação de equipamentos como baterias e painéis solares, na casa dos clientes residenciais, de forma a permitir uma maior interação e disponibilização de dados na rede elétrica. Já nos clientes de média tensão foi instalada uma solução de monitorização de consumo inteligente.

- publicidade -

Para os 145 clientes domésticos, que viram as suas habitações instaladas com painéis solares fotovoltaicos, foi possível demonstrar a obtenção de um autoconsumo de 57%, ou seja, energia renovável gerada localmente e gerida de forma distribuída, reduzindo o consumo da rede de forma proporcional.

Já na rede de média tensão, as ferramentas implementadas e a flexibilidade disponibilizada pelos clientes, permitiu identificar e resolver antecipadamente 100% dos constrangimentos previstos na rede. Nestes clientes, os resultados demonstraram ainda uma poupança até 9,5% no consumo de energia.

Este programa obteve um financiamento de 14,5 milhões de euros da Comissão Europeia.

- publicidade -