Projecto de empreendedorismo é lançado amanhã na Benedita

0
707

Chama-se “Fábrica do Empresário” e tem como objectivo “a mobilização dos actores regionais na valorização do potencial de sustentabilidade das empresas do Sistema Produtivo Local da Benedita – Santa Catarina, Turquel e Vimeiro”. Para isso, vai ser criado um espaço de alojamento e incubação de empresas, um local onde se possam criar “novas empresas que potenciem as que já existem, no campo do mercado, dos produtos, da inovação”, explica à Gazeta das Caldas Isabel Rufino, da Associação de Desenvolvimento Empresarial da Benedita (ADEB), uma das entidades por detrás deste projecto.

Com cerca de 10 mil habitantes, a freguesia da Benedita conta actualmente com cerca de 500 empresas, responsáveis pelo emprego de mais de cinco mil activos. A cutelaria, a marroquinaria e a extracção e transformação de pedra “são hoje a base actual da economia da vila”, garante a ADEB, acrescentando que é aqui que se encontra cerca de 25% de toda a indústria transformadora do concelho de Alcobaça.
Mas os números já foram bem mais elevados. Entre as décadas de 70 e 90, a freguesia viveu os seus tempos áureos em termos de desenvolvimento económico. Um avanço impulsionado sobretudo pelo projecto de Desenvolvimento Comunitário que ali teve lugar na década de 60 e que abriu caminho às primeiras fábricas. Muitas eram as fábricas e empresas existentes nesses anos que entretanto encerraram.
Agora o objectivo é recuperar as dinâmicas desses tempos. “Perceber o passado para criar novos caminhos de futuro”, refere Isabel Rufino, acrescentando que é possível fazê-lo mesmo em tempos de crise. “A crise tem sempre olhares e se o olhar das novas gerações for de acção e não de medo, as coisas podem ser diferentes”, afiança. O que é preciso é “criar um novo espírito empreendedor”.
O projecto conta com uma cooperativa de investigação, composta por “um conjunto de peritos dentro da área do desenvolvimento local”, explica a responsável. Muitos deles vão estar amanhã, 1 de Outubro, no colóquio “O Passado é Presente. Que Futuro?”, onde a “Fábrica do Empresário” será apresentada.
Com entrada livre e aberto a todos os interessados, o colóquio vai realizar-se durante todo o dia no Centro Cultural Gonçalves Sapinho. O primeiro de muitos que a “Fábrica do Empresário” quer promover e onde quer ver presentes especialistas nacionais e internacionais em contacto com empresários e empreendedores.

- publicidade -

Programa do colóquio

10h00 – Entrega de Pastas
10h30 – Abertura, com o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio
10h45 – Apresentação do projecto “Fábrica do Empresário”, da ADEB
11h15 – Apresentação do projecto de edificação do espaço físico da plataforma logística do Centro de Formação Permanente e ao Longo da Vida, pelo arquitecto Francisco Freire
12h00 – Debate
15h00 – A Benedita no espaço produtivo de Alcobaça e do Oeste, por João Freire
15h20 – Planos do Futuro – sugestões, por Acácio Catarino
16h45 – Efeitos do “contexto institucional” nas organizações e trajectórias dos “sistemas produtores locais”, por Fernando Medeiros
17h45 – Desafios do Desenvolvimento Local: o papel dos actores locais na construção de caminhos do Futuro para a Benedita, por Rogério Roque Amaro
17h45 – Debate
18h30 – Encerramento

- publicidade -