Projecto de 21,5 milhões de euros no Bom Sucesso inicia-se com abertura de campo de golfe

0
1671
campo de golfe do resort
O campo de golfe do resort destaca-se pela comunhão com a natureza e pela vista para o mar | Isaque Vicente

No dia 23 de Junho foi inaugurado o campo de golfe do West Cliffs Ocean and Golf Resort, na zona do Rei Cortiço (Vau). É o primeiro campo de golf que abre em Portugal nos últimos três anos. O resort, que nasce depois de o anterior proprietário ter aberto insolvência e de o projecto ter sido tomado pelo mesmo fundo de capital de risco que detém o Praia D’El Rey (Oxy Capital), terá dois hotéis de cinco estrelas (num total de 190 quartos) e 659 unidades de alojamento de luxo, além de spa, piscinas e lojas. Envolve um investimento de 21,5 milhões de euros, dos quais 3,5 milhões de euros de fundos comunitários. Já criou 39 novos postos de trabalho.

 

 

- publicidade -

West Cliffs, Ocean and Golf Resort é o nome do resort cinco estrelas que abriu a 10 de Junho junto à praia do Rei Cortiço (Óbidos). O Fundo Aquarius, gerido pelo fundo de capital de risco Oxy Capital, é o proprietário do espaço, que ocupa uma área de 230 hectares e uma faixa de costa de 2,5 quilómetros. Por agora tem apenas um campo de golfe com vista para o mar em todos os 18 buracos, que procura confundir-se com a natureza nos seus 80 hectares. Tem também um grande edifício com vidraças, que privilegia a madeira e a pedra. Aí se situa a recepção, o club house, a academia e loja de golfe, o bar e o restaurante, ambos com vista panorâmica para o campo de golfe e para o mar. O restaurante, do tipo steakhouse, é coordenado pelo chef Carlos Gonçalves.
A estância é, obviamente, privada, sendo totalmente vedada e com segurança própria 24 horas por dia.
Mas mais do que um campo de golfe, o projecto prevê a criação de dois hotéis de cinco estrelas (um com 130 e outro com 60 quartos), que juntamente com a venda de duas centenas de lotes onde irão ser construídas 659 unidades de alojamento de luxo (villas, twin villas e apartamentos), totalizarão 2906 camas. Um spa, piscinas, campos desportivos e lojas complementarão a oferta.
É um projecto que, segundo Joaquim Góis, do Fundo Aquarius, “envolveu até à data um investimento total de 21,5 milhões de euros, dos quais sete milhões são relativos à área de golfe e 14,5 milhões às infraestruturas do empreendimento”. Dos 7 milhões de euros, metade foi financiada por fundos comunitários do Portugal 2020. O fundo de risco que gere o campo espera em 2018, ao fim de um ano a trabalhar, que o projecto atinja receitas que ultrapassem os custos.
Ainda este ano deverá avançar a primeira fase das unidades de alojamento, com a venda de lotes para 21 villas e 56 twin villas.
Para já, neste local ainda só se pode jogar golfe e o alojamento poderá ser feito no resort Praia D’El Rey. Aliás, neste último também se situa o campo de golfe detido pelo mesmo fundo Oxy Capital e que tem tido imensa procura. Nos últimos anos registou sempre, pelo menos, 35 mil voltas (jogos), sendo o mais utilizado a norte do Algarve.
O cluster do golfe está bem organizado nesta zona in do concelho de Óbidos e já há pacotes organizados para se jogar em diferentes campos. Joaquim Góis disse na inauguração que o cluster do golfe na região sai reforçado com a construção do West Cliffs, afirmando que assim se reúnem condições para “reforçar o posicionamento desta região como uma das mais atractivas” para quem quer praticar este desporto.
O primeiro hotel (130 quartos) será o Hotel Falésia e deverá começar a ser construído daqui a três anos, demorando a obra cerca de um ano. Mais tarde deverá avançar o Hotel do Pinhal (60 quartos), também ele com cinco estrelas.

Um campo de golfe com vista para o mar

Este é um campo de golfe GEO On Course, uma certificação atribuída a outros dois no mundo, ambos fora da Europa (no Rio de Janeiro e nas Ilhas Maurícias). A distinção, que realça as preocupações ambientais dos campos de golfe, é atribuída pela Golf Environment Organization, uma entidade independente.
A arquitecta Cynthia Dye, do gabinete de arquitectura de golfe Dye Designs Group, diz mesmo que este é “o campo de golfe mais natural que a nossa imaginação poderia conceber”.
Recorde-se que este projecto nasce no local onde houve um projecto polémico para um empreendimento (Falésias d’El Rey) que era promovido por uma empresa insolvente (Crissier). O mesmo foi alvo de contestação popular pelos acessos cortados e pela gestão de recursos hídricos e de uma petição pública (promovida pela Plataforma de Defesa do Bom Sucesso) que reuniu mais de 2000 assinaturas.
Presente na inauguração esteve o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, que salientou que o “golfe português está cada vez mas cotado a nível internacional”, destacando o trabalho feito pelo Estado na promoção deste desporto. Realçou o aumento das visitas e das receitas turísticas fora da época alta. Além do ministro, esteve também a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.
Por sua vez, Humberto Marques, presidente da Câmara de Óbidos, mostrou a sua felicidade recordando que inicialmente tinham a “intenção de criar quase uma cidade aqui, com o anterior investidor” e que esse projecto caiu no início do seu mandato como presidente de Câmara, tendo sido preciso adoptar “uma postura mais proactiva”, reunindo com investidores e secretários de Estado.
Questionado pela Gazeta das Caldas disse crer que o cluster do golfe emprega “centenas de pessoas” no concelho.
Já Francisco Cadete, director de golfe do Praia D’El Rey e do West Cliffs, confessou que “há três anos atrás acho que ninguém acreditava que este projecto fosse para frente, mas felizmente a Oxy Capital teve a decisão de avançar com ele”.
Ele que acompanhou o projecto desde o início salientou as alterações que este sofreu: “deixou de estar em cima da falésia, reduziu-se o volume de construção” e fizeram-se mais estudos de impacto ambiental.

 

A secretária de Estado, Ana Mendes Godinho, o representante do promotor do campo de golfe, Joaquim Góis, o ministro Manuel Caldeira Cabral e o presidente da Câmara de Óbidos, Humberto Marques | Isaque Vicente
A secretária de Estado, Ana Mendes Godinho, o representante do promotor do campo de golfe, Joaquim Góis, o ministro Manuel Caldeira Cabral e o presidente da Câmara de Óbidos, Humberto Marques | Isaque Vicente
- publicidade -