Programa que troca vales de transporte por embalagens já reciclou cerca de 24 toneladas de plástico no Oeste
O projeto Oeste + Recicla já atribuiu à população da região mais de 18 mil euros em prémios, num ano de atividade. O projeto está a ser desenvolvido no âmbito do sistema de descontos nos passes de transporte rodoviário do Oeste.
Os reembolsos tiveram início em novembro de 2022 e permitiram distribuir um montante total de 18.025,28 euros, valor apurado até 3 de dezembro deste ano. Para receber os vales, basta apenas um simples gesto: depositar embalagens de bebidas não recicláveis nas 18 máquinas espalhadas pelos 12 municípios da região. Em troca, os utentes receberam descontos para deslocações na Rodoviária do Oeste, Barraqueiro Oeste e Boa Viagem.
Inserido no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13, de combate às alterações climáticas, este projeto visa incentivar a população a colocar o tema da reciclagem na primeira linha das preocupações. Para já, o balanço traduz-se em 555.354 embalagens recolhidas, num volume equivalente a 23.878 kg.
Iniciado oficialmente a 17 de outubro do ano passado, o Oeste + Recicla foi criado em parceria com a Empower, uma entidade norueguesa com experiência na construção de um ecossistema global de resíduos plásticos, e sob o chapéu dos EEA Grants, Mecanismo Financeiro plurianual criado entre a União Europeia e Islândia, Liechtenstein e Noruega.
Depositadas nas máquinas, as embalagens são posteriormente encaminhadas para reciclagem, produzindo material reconvertido de elevada qualidade, compatível com os requisitos necessários para a incorporação na produção de novas garrafas de bebidas, promovendo a maximização da circularidade dos materiais recuperados.
O projeto tem por base a implementação de um sistema de reembolso de depósito para garrafas de bebidas não reutilizáveis. O objetivo passa por potenciar o aumento da taxa de reciclagem de embalagens de plástico de produtos de consumo contribuindo para os objetivos do Programa Ambiente e para as metas traçadas nas políticas nacionais em articulação com as estratégias locais e regionais. Financiado pelo EEA Grants, o projeto tem como Operador do Programa a Secretaria Geral do Ambiente e é promovido pela Comunidade Intermunicipal do Oeste em parceria com a empresa Norueguesa Empower. ■































