Chama-se “Portugal Sou Eu” e é o novo programa de valorização dos produtos portugueses. Numa altura em que tanto se apregoa a necessidade de consumirmos o que é feito no nosso país para podermos começar a sair da crise, um selo em forma de “P” com a bandeira Portugal em produtos agrícolas ou industriais é a certificação de uma compra acertada.
Este programa do Ministério da Economia e do Emprego foi apresentado aos empresários da região na tarde de 17 de Abril, numa sessão promovida pela AIRO – Associação Industrial da Região Oeste. Pretende-se criar uma estratégia colectiva que ajude a equilibrar a balança de transações correntes e sensibilizar os consumidores de que o que é nacional é muitas vezes melhor do que o que vem de fora.
“Portugal tem dos melhores produtos do mundo. Temos qualidade, temos o know how”, afiançou Luís Couto, director da AIRO, salientando que comprar nacional significa ajudar a manter empregos e que este é um cuidado “que depende de cada um de nós”. Por isso, “devemos comprar primeiro os produtos regionais, depois os nacionais, depois os europeus e só quando não houver alternativa, os do resto do mundo”, defendeu o empresário.
Os objectivos do “Portugal Sou Eu” estão traçados: estimular a competitividade das empresas nacionais, fomentar a produção com acrescida incorporação de valor em Portugal, sensibilizar os consumidores e as empresas para a importância de consumir nacional, dinamizar a procura dos produtos que mais contribuem para a criação de valor em Portugal e mudar a atitude dos consumidores, empresas e Estado.
Mas afinal, não era já isto o que se pretendia com o “Compro o que é Nosso”? Sim, mas como explicou Susana Carneiro, da Associação Empresarial de Portugal, o novo programa “acaba por ser uma evolução” do que foi lançado há sete anos, com condições de elegibilidade mais afinadas e menos riscos de uso indevido. “O ‘Compro o que é Nosso’ vai tendencialmente desaparecer, mantendo-se apenas nos serviços”, explicou.
Com uma adesão que pode custar entre os 180 e os 3.000 euros por ano (consoante o número de produtos registados), o “Portugal Sou Eu” apresenta uma série de benefícios para as empresas. As vantagens de promoção de negócio, o aumento da visibilidade dos produtos através das campanhas de informação e de comunicação, e a criação de uma estratégia colectiva de marcas de prestígio internacional são alguns dos benefícios apontados por Ana Carneiro, que fala ainda num “valor de notoriedade da marca extremamente elevado”.
Testemunhos confirmam vantagens
A confirmar as vantagens estiveram Vivina Peralta da empresa Ivo Cutelarias (Santa Catarina), e Helena Castro da Casa do Pão de Ló de Alfeizerão. Duas empresárias que deram o testemunho da sua adesão ao programa “Compro o que é nosso” e que vão agora transitar para o “Portugal sou Eu”.
A representante da empresa de cutelarias salientou a valorização dos produtos made in Portugal e defendeu que “a sensibilização do consumidor é muito importante para que este possa identificar facilmente os produtos nacionais”, pelo que o selo nas embalagens é “indispensável”.
Já a empresária de Alfeizerão sublinhou a facilidade do processo de adesão e importância que esta teve “na afirmação da nossa parte na defesa dos produtos nacionais”, o que acabou por ser, “para os clientes, a confirmação da nossa preocupação de que o que é nacional é que é bom e deve ser promovido”.
Uma opinião partilhada por Luís Couto. “Temos todos os ingredientes para passar por cima da crise e disto tudo. O nosso país tem muita coisa boa, temos grandes hipóteses de dar a volta por cima. Precisamos é de união”, exortou o responsável do sector do calçado, que vê no selo “Portugal Sou Eu” uma possibilidade de não só nos afirmarmos dentro de portas, como além-fronteiras. “Não podemos ir lá para fora de forma acanhada. Temos de ir orgulhosos do que fazemos bem e mostrar que o que fazemos tem qualidade”, defendeu.
Tudo o que é preciso saber acerca deste programa está no portal portugalsoueu.pt. Um site onde em breve estará disponível o catálogo de todos os produtos já registados.






























