O anteprojecto da Zona Empresarial de Turquel vai estar em cima da mesa numa reunião pública marcada para o próximo dia 30 de Setembro, domingo. O Hóquei Clube de Turquel foi o local escolhido para que, a partir das 17h00, a população discuta um projecto que se iniciou há mais de uma década, mas que acabou por nunca avançar.
Um dos promotores da Zona Empresarial, Luís da Avó Ribeiro, diz em comunicado que a AESCA – Associação Empresarial do Sul do Concelho de Alcobaça “vai ser uma realidade” e alerta para a necessidade de “dizer sim, sem recuo ou timidez”. O mesmo documento diz que o culpado pelo facto da Zona Empresarial de Turquel nunca se ter concretizado é o anterior executivo camarário, liderado por Gonçalves Sapinho, que foi “hostil à iniciativa dos cidadãos, que em absoluto desinteresse pessoal, mas interesse colectivo, se propunham e propõem concretizar”.
De acordo com Luís da Avó Ribeiro, a Zona Empresarial vai permitir “criar espaço de motivação e de esperança no amanhã, sem que a emigração e a dispersão dos nossos vizinhos e amigos pelo mundo seja quase uma obrigatoriedade”. Um projecto essencial para “o progresso do amanhã e bem-estar da população, em especial dos nossos jovens, que neste momento passam pela desmotivação e incerteza”.
O local para a implantação da Zona Empresarial já está escolhido, no lugar de Carvalhal em terrenos junto ao IC2, entre Charneca do Carvalhal e Redondas. O anteprojecto prevê a criação de faixas de aceleração e desaceleração no IC2 que dêm acesso à estrutura, bem como a construção de uma ponte que permita o acesso a quem venha de Este ou Oeste. Acessos que foram já discutidos numa reunião com o Instituto de Estradas de Portugal, onde “a receptividade foi excelente”, garante Luís da Avó Ribeiro.
Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt































Só queria saber se há alguém que tenha dinheiro para construir uma empresa nessa zona industrial CASO isso vá para frente…