PME Excelência atribuído a 133 empresas do Oeste

0
435

Número voltou a subir (24,3%) face ao ano passado e é novo recorde. Alcobaça continua a liderar por concelhos.

O Oeste aumentou para 133 o número de empresas classificadas com o estatuto de PME Excelência, mais 24,3% do que as 107 empresas que receberam aquele galardão relativo ao exercício fiscal de 2020.
Desde 2015, a região vem em crescendo contínuo do número de empresas que anualmente recebem este estatuto, que distingue as empresas com melhor desempenho entre as PME Líder, e estabeleceu este ano um novo recorde.
Em conjunto, o grupo de 133 empresas representou um volume de negócios de 475,6 milhões de euros, o que representou uma descida de 0,21% em relação ao que estas empresas tinham faturado em 2020. Quando comparado com o grupo do ano passado, houve igualmente um recuo, de uma média de 3,8 milhões de euros por empresa, para 3,57 milhões de euros, menos 6,1%.
No sentido inverso, as exportações das 133 empresas PME Excelência 2021 cresceram 3,3% para atingirem os 108 milhões de euros, com uma média de 0,81 milhões de euros por empresa, contra os 0,57 milhões do grupo do ano passado.
Quanto aos resultados líquidos, atingiram os 50,5 milhões de euros, com uma média de 0,38 milhões de euros por empresa, abaixo dos 0,42 milhões do grupo do ano passado.
A maioria das PME Excelência 2021 da região atuam no setor do comércio (28,6%), seguido de perto pela indústria (26,3%). Construção, Turismo e Serviços estão acima dos 10% em termos de representatividade, enquanto Agricultura e Pescas e Transportes estão abaixo deste valor.
Por concelhos, Alcobaça continua a liderar em número de empresas PME Excelência e há a destacar que os 12 concelhos do Oeste estão representados na lista, o que não aconteceu na edição do ano passado.
Em Alcobaça, 33 empresas receberam o estatuto, mais 4 do que na edição do ano passado. Mais 4 empresas tem também o segundo concelho mais representado entre as PME Excelência 2021, Torres Vedras, que atingiu as 19. Fecha o “pódio” da região Caldas da Rainha, com 12 empresas, mais duas do que na edição do ano passado.
Este ano o IAMEI divulgou as empresas com estatuto de PME Excelência numa cerimónia que contou com a presença do Ministro. Nessa cerimónia, e pela primeira vez, foram distinguidas as empresas que mais se destacaram num conjunto de categorias, nomeadamente exportação, produtividade, criação de valor, crescimento, empresas gazela (empresas jovens com crescimento rápido), mais emprego e longevidade.

- publicidade -