Foi lançada recentemente uma nova plataforma na Internet que pretende ser um local privilegiado de divulgação da cultura, das artes e do turismo do concelho das Caldas, e também um directório especializado de empresas locais, nas mais diversas áreas, como o comércio tradicional, a moda, o desporto, a hotelaria, restauração e bares.
O projecto GoCaldas.com é o primeiro portal exclusivamente dedicado à promoção turística das Caldas da Rainha e da Foz do Arelho, tendo como público-alvo os turistas, mas também os próprios caldenses e oestinos.
O mentor do projecto, Ivo Soares, é técnico superior de turismo e, como estava desempregado, decidiu criar uma empresa que potenciasse tudo o que de bom acontece nas Caldas. No arranque investiu cerca de 2.500 euros.
O site a partir do qual o GoCaldas.com desenvolve a sua actividade na Internet está dividido em várias áreas, das “10 Experiências Fantásticas” ao “O Melhor dos Bairros”, mas contém ainda guias detalhados sobre “O Que Fazer?” ou “Onde Ficar?” e uma loja de merchandising.
O GoCaldas.com trabalha em rede com diversas instituições e entidades das Caldas e da Foz do Arelho. Conta com o apoio da autarquia, mas também de estabelecimentos comerciais como o Pachá-Casa Antero, o Maratona, o Café Central, o Pópulus, a Pastelaria Machado, a Mercearia Pena, a Surfoz e a Escola de Vela da Lagoa, entre outros.
Existem três planos comerciais através do qual é possível a qualquer entidade ou empresa associar-se à GoCaldas.com, com preços anuais entre os 60 e os 85 euros (IVA incluído).
Segundo Ivo Soares, são cada vez mais os aderentes pois esta “é uma oportunidade para ganharem mais visibilidade e comunicarem com maior clareza os serviços e produtos que têm para vender”. O agora empresário defende que numa altura de crise é preciso saber investir para conseguir uma maior visibilidade e criar “redes e dinâmicas com outros parceiros”.
As parcerias irão permitir também a criação de um cartão de descontos para produtos e serviços nas Caldas da Rainha.
Na cerimónia de apresentação do portal, a 18 de Maio, na sede da Junta da Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, foram assinados protocolos de parceria com a Câmara das Caldas, a associação comercial, a Silos –Contentor Criativo e a Confraria do Príapo.
O vereador Hugo Oliveira elogiou o espírito empreendedor de Ivo Soares e o facto de estar a desenvolver um projecto com parcerias. “Desde o início o município mostrou-se disponível para colaborar por considerarmos que esta é uma ferramenta fundamental para a estratégia que desenvolvemos para as Caldas nesta área”, referiu.
O presidente da ACCCRO, João Frade, também elogiou a iniciativa de Ivo Soares “numa altura de dificuldades”, mas também o apoio da autarquia. O dirigente associativo referiu a importância na aposta em projectos na área das tecnologias da informação. “Esta plataforma será mais uma forma de evoluirmos na nova economia”, disse, relevando ainda o facto de o projecto trazer também vantagens para os comerciantes.
Na apresentação, Maria José Rocha, criadora da marca “ú das Caldas”, disse estar encantada com esta iniciativa por ser mais um contributo para promover a cidade e pela forma como criou uma grande empatia entre quem está envolvido.
Nicola Henriques, da Silos – Contentor Criativo, também revelou que se “apaixonou” pelo projecto que “revela que ele tem amor pela cidade”, o qual permitirá aumentar o potencial das Caldas “que deve assumir a preponderância que tem na região Oeste”.
Para 13 de Julho está a ser preparada uma festa de lançamento, na qual as pessoas serão convidadas a percorrerem um roteiro com direito a descontos, degustações e exposições, no qual irão estar integrados os membros e parceiros envolvidos com a plataforma P.A.






























