Pera Rocha do Oeste tenta conquistar consumidores chineses

0
1026

A pera Rocha esteve presente esta semana (entre 12 e 14 de Novembro) numa das maiores feiras chinesas para exportadores internacionais, o FHC Food & Hotel China. Este país importou em 2016 cerca de 3,8 milhões de toneladas de fruta, com crescimentos médios anuais de 16% e, com esta iniciativa a Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha, (ANP) quer divulgar a pera Rocha do Oeste num mercado estratégico. A associação prevê que no próximo ano a China já possa consumir este fruto.
“A Pera Rocha do Oeste vai à conquista da China e pretende cativar o consumidor chinês com o seu sabor e a sua qualidade”, refere a associação. Este é um destino de enorme potencial para o fruto oestino, numa altura em que decorrem negociações entre os governos de Portugal e China e há boas perspectivas de abertura do mercado chinês para a sua recepção. Também recentemente a União Europeia e a China fecharam um acordo que vai proteger de imitações 100 indicações geográficas europeias, onde se inclui a Pera Rocha do Oeste.
Na edição deste ano do certame chinês eram esperados 120 mil visitantes profissionais e marcaram presença 3500 empresas de 43 países.
A Pera Rocha do Oeste é um dos produtos agrícolas portugueses mais exportados e cerca de 60% da produção nacional é vendida nos mercados internacionais, sendo o Brasil, o Reino Unido, a França, a Alemanha e Marrocos os cinco principais destinos das exportações.
Esta acção de promoção da ANP insere-se no projecto “Promoção da Pera Rocha nos Mercados Externos”, que tem por objetivo contribuir para o aumento das exportações através do reforço da promoção no exterior e de um maior conhecimento dos mercados-alvo. Co-financiado pelo Compete 2020, este projecto tem um investimento global é de 431 mil euros euros, dos quais 85% são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

- publicidade -