Peças de Bordalo Pinheiro à venda em Madrid

0
1515
Peça de Bordalo Pinheiro

A Vista Alegre Atlantis, que pertence ao Grupo Visabeira, abriu em Junho uma loja em Madrid onde podem ser adquiridas peças da Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro, das Caldas da Rainha.

A loja está situada numa das mais prestigiadas artérias madrilenas (a Calle Ortega Y Gasset), possui 600 metros quadrados e comercializa produtos da Vista Alegre e da Atlantis que pertencem igualmente ao grupo empresarial de Viseu.

Temos uma grande colecção de peças de Bordalo Pinheiro que estamos a oferecer ao mercado espanhol, que até agora estava relativamente mal coberto”, disse à Gazeta das Caldas, Álvaro Tavares, administrador da Visabeira e responsável pela fábrica caldense.

- publicidade -

A loja de Madrid possui ainda um espaço de exposição de produtos vocacionados para a hotelaria de topo.

Esta nova loja enquadra-se numa estratégia de internacionalização da marca e que passa pela abertura de espaços comerciais de prestígio nos países tidos como prioritários para a empresa. Esta estratégia pode assumir o carácter de lojas próprias ou um carácter de franchising.

Por exemplo, já há louça Bordalo Pinheiro à venda numa grande loja mexicana e durante este mês também houve peças bordalianas à venda num certame em S. Paulo (Brasil).  “Na próxima edição já pedimos mais espaço para mostrar estas peças pois cremos que o Brasil é um mercado muito receptivo a este produto”, disse o administrador.

Além do mercado sul-americano, esta louça já pode ser hoje adquirida também em lojas de Macau e da China.

“Sempre que a marca abrir um ponto de venda vamos ter sempre peças da Bordalo Pinheiro”, garantiu Álvaro Tavares.

Com a abertura da nova loja na capital espanhola, a Vista Alegre Atlantis pretende assumir o mercado ibérico como o seu mercado natural, passando a geri-lo de forma integrada. A marca está presente em 40 pontos de venda do El Corte Inglés em todo o território e foi recentemente escolhida para servir as 78 Embaixadas de Espanha espalhadas por todo o mundo.

No evento de inauguração, em Junho, foram apresentadas as novas peças da Vista Alegre desenvolvidas pela artista plástica Joana Vasconcelos e uma linha especial de jarras decorativas criadas pelo designer espanhol Oscar Mariné, colaborador do cineasta Pedro Almodôvar.

A abertura da loja contou com a presença do secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro e do embaixador de Portugal em Espanha, Álvaro de Mendonça e Moura.

A Vista Alegre Atlantis conta com cerca de 1600 colaboradores e efectua toda a sua produção em quatro unidades industriais localizadas na região Centro de Portugal. A empresa é líder no mercado ibérico e produz, entre porcelana decorativa, doméstica e de hotelaria (para os melhores hotéis e restaurantes) cerca de quinze milhões de peças por ano, exportando para mais de sessenta países.

Cerâmica caldense no Aliança Underground Museum

 

Aliança Underground Museum é como se designa o mais recente  projecto museológico do comendador José Berardo, que abriu em Abril, nas caves da Aliança Vinhos de Portugal em Sangalhos, na Anadia.

Trata-se de um novo espaço expositivo – que se junta aos já existentes Museu Colecção Berardo (CCB), Sintra Museu de Arte Moderna e Museu Monte Palace (Madeira) – e que inclui a colecção de  Cerâmica das Caldas. Este núcleo integra peças desde o período arcaico até ao pós-bordaliano e dele fazem parte peças originais e raras da cerâmica tradicional do século XIX e que foi produzida por Bordalo e por Manuel Cipriano Gomes, o Mafra.

Neste novo espaço, onde se alia a arte ao vinho e à produção vitivinícola, pode-se ainda visitar mais seis colecções de Berardo: a colecção Arqueológica, a de Arte Africana, de escultura Contemporânea do Zimbabué,  de Azulejos, de Minerais e de Fósseis.

Foi em 1927 que 11 associados liderados por Domingos Silva e Ângelo Neves decidiram fundar em Sangalhos a Aliança. Esta iniciou a sua actividade exportando para o Brasil, África e Europa e hoje, mais de 50% da sua produção destina-se à exportação, sobretudo de vinhos, espumantes e aguardentes, imagem de marca da Aliança em Portugal e nos cerca de 60 países para onde exporta.

 

- publicidade -