O casal Luís Guilherme e Sónia Matos, a residir no Arelho (Óbidos), criou o Passa Montanhas, uma empresa que organiza passeios pedestres turísticos em natureza ou na montanha.
Fazer trekking e montanhismo começou por ser um hobby para Luís Guilherme e Sónia Matos. Fazer o Caminho de Santiago foi um marco importante para ambos nesta actividade, apesar de o terem feito numa altura em que ainda não se conheciam. “Essa experiência tornou o pedestrianismo fundamental nas nossas vidas”, realçam.
Percorrer trilhos pela natureza e pelas montanhas passou a ser “um escape da vida do dia a dia”, contam. A experiência e o conhecimento que foram acumulando levaram-se a organizar este tipo de actividades de forma gratuita, essencialmente para amigos. Até que perceberam que era neste ramo que se sentiam bem e fizeram deste hobby o seu emprego.
A empresa nasceu em Janeiro deste ano, assente também no treino e nas formações que realizaram em montanhismo, alpinismo e escalada.
Luís Guilherme é natural de Lisboa e Sónia Matos de Leiria, mas foi no concelho de Óbidos que escolheram viver juntos e formar o Passa Montanhas. “A zona Oeste é das mais bonitas do país porque reúne mar, lagoa, serra, campos, a simpatia das pessoas, a gastronomia e a cultura”, refere Luís Guilherme.
Com a empresa, pretendem ser uma alternativa ao turismo de muralhas e ao turismo do surf e do golfe. O casal não pretende trabalhar para o turismo de massas, mas sim chegar a um nicho de mercado que procura experiências ligadas ao desporto aventura e de natureza. A ideia passa por trabalhar com grupos até 10 pessoas, de modo a tratar cada percurso como uma experiência. Luís Guilherme explica: “Não vamos fazer só o passeio. Fazemos o enquadramento cultural, histórico, paisagístico, ecológico daquele percurso”.
A empresa coloca o foco em três pilares de negócio. Um desses focos é chegar aos turistas que visitam a região. Outro é a realização de percursos de mais de um dia, “que fazemos em localidades que permitam aliar a natureza com outras actividades e que sejam um pouco mais longe da região”, realça o casal. E a terceira vertente é a empresarial, que inclui eventos de team building, gerando elos de cooperação e solidariedade nas equipas através de actividades de natureza.
O Passa Montanhas tem já uma série de percursos definidos, mas o cliente pode criar o seu passeio à medida dos seus próprios gostos, num processo que pode ser executado no site da empresa (passamontanhas.pt). Estes podem ser realizados em todo o país (continente e ilhas) e também em Espanha.
A abertura do Passa Montanhas, que gerou dois postos de trabalho, teve um investimento que até agora rondou os 10 mil euros, gastos sobretudo em comunicação e equipamento, até porque não existe um espaço físico associado.
Passa Montanhas organiza experiências na natureza
- publicidade -































