
O novo logótipo e imagem institucional do gabinete de contabilidade Rosa Barreto foram criados por um aluno do curso de Design Gráfico da ESAD das Caldas da Rainha, no âmbito da disciplina de Projecto.
Entre as 60 propostas apresentadas pelos alunos, o trabalho final escolhido foi o de Vasco Gonçalves. “Foi muito bom ter sido o escolhido e saber que o que fiz vai acrescentar algo à empresa”, referiu à Gazeta das Caldas, dizendo estar contente por poder ter dedicado o seu tempo de escola para um produto que será mesmo utilizado e não servirá apenas para avaliação.
A partir da sua proposta, Vasco Gonçalves vai agora desenvolver todo o estacionário da empresa (papel de carta, envelopes e cartões de visita, entre outros elementos).
Para criar a nova imagem do gabinete Rosa Barreto, o aluno fez uma pesquisa intensiva de logótipos já existentes e analisou as razões pelas quais estes foram utilizados. A partir dos parâmetros definidos, analisou também a história da empresa e os seus valores.
Um dos sócios, Eurico Barreto, esteve numa aula na ESAD, na qual apresentou a empresa e discutiu com os alunos a melhor forma de desenvolver a nova imagem do gabinete de contabilidade. Em causa estavam questões como o facto de ser uma empresa familiar e o equilíbrio entre uma imagem mais moderna e a seriedade que se espera de um gabinete de contabilidade.
Segundo o professor Miguel Macedo, a ESAD tem a preocupação de envolver o trabalho dos seus alunos com entidades exteriores à escola. “Tentamos encaixar trabalhos que façam sentido no programa das disciplinas”, explicou. Na disciplina de projecto desenvolvem-se temas relacionados com identidades e marcas. “Assim conseguimos juntar o útil e ao agradável”, referiu o docente, para quem foi importante a interacção que os alunos tiveram com um “cliente” final.
Ao longo de vários meses os futuros designers trabalharam as suas propostas e os professores Miguel Macedo e Paulo Silva fizeram uma pré-selecção para apresentarem 12 trabalhos finais.
A família Barreto reuniu entre si para deliberar qual a melhor imagem e pais e filhos demoraram algum tempo a chegar a um consenso, mas acabou por ser mais fácil escolher do que pensavam. “À medida que foram apresentando os vários trabalhos fomos gostando de tudo e os meus pais até gostaram mais das propostas que eram arrojadas”, comentou Eurico Barreto.Esta será mais uma forma do gabinete Rosa Barreto comemorar os 30 anos de existência e ao mesmo tempo demonstrar que fazem muito mais serviços do que anteriormente.
Para não fazerem concorrência desleal com os designers gráficos que estejam no mercado, a escola costuma negociar contrapartidas com as entidades com quem se envolve. Neste caso, a empresa contribuiu com um apoio financeiro para a organização do evento Comunicar Design 2012. “Acho que isso é bom para a escola e para um evento que é importante, mas também para nós, que podemos mostrar o que conseguimos para fazer”, comentou Vasco Gonçalves
Vasco Gonçalves tem 19 anos, é natural de Lisboa, e veio estudar para as Caldas da Rainha porque achou que “seria a melhor opção para mim, entre todas as que tinha nesta área”. A frequentar o segundo ano do curso, está muito satisfeito com a decisão que tomou e com o que veio encontrar na ESAD.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt






























