Padaria Forno do Beco aposta nos procedimentos artesanais

0
3549

Notícias das CaldasReabriu na segunda-feira, 16 de Abril, com nova gerência, o Forno no Beco, a padaria que fica no Beco do Forno, antes gerida pela Casa Pachá/Antero. Agora é explorada pelo casal Paulo Santos e Luísa Livramento, que moram em Alfeizerão. Trata-se do primeiro negócio nas Caldas do chef Paulo Santos, que é formador na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), após outros negócios em Leiria e em Vigo.
Para já, além do casal, a padaria emprega um funcionário (que antes era um desempregado de longa duração) formado em Pastelaria na EHTO (Óbidos). Em breve será criado mais um posto de trabalho com uma jovem que está a acabar o curso de Gestão Turística e Hoteleira em Peniche.
Paulo Santos trabalha na área da padaria e pastelaria há 32 anos e já viveu no Brasil e Alemanha, onde também adquiriu conhecimentos sobre técnicas de pizzaria, de geladaria e de chocolate.

Nas Caldas este projecto está alicerçado em procedimentos artesanais pois o empresário diz que não usa quaisquer conservantes nos seus pães e bolos.
O chef, que não quis revelar o investimento feito neste seu negócio, vai apostar num pão de saúde de forma integral com sementes com papoila, jasmim, sementes de sésamo, de girassol ou linhaça. Haverá também broa de milho (branca e amarela) e pão de centeio que terá passas. Ao todo, Paulo Santos vai apostar em seis a sete tipologias de pão, sempre com recurso a matéria prima de qualidade.
E onde é que consumidor vai notar essa diferença? ”Quando se aperceber que no dia seguinte o pão ainda está bom”, disse o chef-empresário. O teor de sal será mais abaixo do que manda a legislação e “os açúcares que eu uso são naturais pois não recorro às sacaroses”.
Paulo Santos fará cozeduras amiúde e em quantidades reduzidas de modo a que a produção esteja constantemente quente. “Mesmo que produto já esteja frio, não terá mais do que uma hora, ou no máximo uma hora e meia de cozido, algo que aumenta muito a qualidade do produto”, afirmou.
O Forno do Beco também terá à venda pastéis de nata quentes a várias horas do dia, bem como biscoitos secos e bolachas de manteiga que poderão ser acompanhadas pelo café d’Avó da Mercearia Pena que também se vende neste estabelecimento.
Poderão também ser degustados sumos naturais de maçãs, cenouras, pêssegos e peras e Paulo Santos garante que preferencialmente fará as suas compras nos produtores locais.
O Forno no Beco está aberto ao público entre as 7h00 e as 19h00.

- publicidade -