A Ourivesaria Moutinho funcionou na Rua Dr. Júlio Lopes durante 15 anos até que o seu proprietário, Carlos Moutinho, decidiu no início deste mês mudar o seu negócio para a Travessa da Cova da Onça. O comerciante é natural do Porto e viveu em Lisboa até se ter mudado há 15 anos para as Caldas da Rainha. Trabalhou sempre no ramo da ourivesaria e nos últimos anos, por conta própria.
“As vendas diminuíram e neste espaço consegui um aluguer mais barato do que aquele que estava a pagar”, contou o empresário.
A Rua Dr. Júlio Lopes é também pedonal, tal como a Travessa Cova da Onça e por isso considera que a actual localização “não é muito diferente” até porque ambas se encontram nas imediação da Rua Almirante Reis, mais conhecida por Rua das Montras.
Antes de se instalar, Carlos Moutinho fez algumas obras que lhe custaram cerca de três mil euros. A loja tinha acolhido uma outra ourivesaria e por isso não foram necessárias muitas muitas modificações. A maior fatia do investimento foi em segurança num moderno sistema de alarme.
“O negócio neste momento não dá para pôr mais ninguém”, disse o comerciante quando questionado se gostaria de abrir um novo posto de trabalho. “Dava-me muito jeito, mas de facto as vendas não o permitem…”.
Carlos Moutinho, 67 anos, já está reformado, e diz que o que se vai mantendo (e que até aumentou um pouco) é a venda da prata, que já superou a do ouro. Sente diminuição até nas peças que celebram fases das vidas das crianças.
“Fui dos primeiros a vender o ouro de nove quilates”, disse o comerciante, explicando que o ouro “português” tem normalmente 19 quilates. Com o metal menos pesado as peças tornam-se mais baratas e desta forma, o ourives tenta cativar nova clientela. Só que não convence “as pessoas mais antigas e os emigrantes que antigamente vinham comprar o “nosso” ouro”, disse o empresário, explicando que Portugal é dos países onde o ouro possui mais quilates, isto é, mais pureza.
Apesar da crise, Carlos Moutinho diz que o sector se vai mantendo e que os seus colegas, tal como ele, estão a tentar “reduzir ao máximo as despesas para tentar compensar a descida nas vendas”, rematou.
A Ourivesaria Moutinho, na Cova da Onça, funciona entre as 9h30 e as 19h00.
Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt
Ourivesaria Moutinho mudou-se para a Cova da Onça
- publicidade -






























