Os principais investimentos

0
1112

Nas Caldas da Rainha os principais investimentos públicos têm como promotor o Centro Hospitalar do Oeste, com a ampliação do serviço de urgência (1,7 milhões de euros) e o programa MA@CHO – Modernização Administrativa do Centro Hospitalar do Oeste (1,4 milhões de euros). O município recorreu a fundos comunitários para a requalificação da Escola Básica do Bairro dos Arneiros (733 mil euros) e a construção do parque Abraço Verde (600 mil euros).

No sector privado destacam-se os investimentos de ampliação da Fábrica Bordallo Pinheiro (7,3 milhões de euros), três projectos da Ivo Cutelarias (2,4 milhões de euros) e a instalação da Martin Caldeiras, Lda. na Zona Industrial (4,9 milhões de euros). Existe ainda um conjunto de investimentos privados abaixo de meio milhão de euros.
Curiosamente, duas das maiores candidaturas aprovadas nas Caldas pelo programa Centro2020 têm parte da operação em Lisboa, e num caso a sede e noutro instalações nas Caldas, para poder aceder a fundos comunitários. São a Lisdesigners e a Provideresults, ambos com projectos acima dos 700 mil euros.
Em Óbidos, a Câmara planeia investir 3,2 milhões com recurso a fundos comunitários num programa conservação de património natural e cultural, na requalificação do complexo industrial vínico de A-da-Gorda e do Largo de São Marcos nas Gaeiras.
Entre as empresas, destacam-se os projectos das novas unidades da Hiperdolci e da Nova Dolci, do grupo Pastelaria e Confeitaria Rolo, com um valor combinado de 12,2 milhões de euros.
Os resorts turísticos continuam a atrair investimento para o concelho. A Priority Goal construiu o campo de golf West Cliffs (7,8 milhões de euros). Já a BS Villas Golf Bom Sucesso gastou cerca de um milhão para revitalizar o campo de golfe do Bom Sucesso.
Em Óbidos existem ainda programas relevantes de expansão e internacionalização de empresas tecnológicas como a Innovation Makers, a Zoox Soluções em Tecnologia, ou a Chic By Choice, com valores entre os 500 mil euros e 1 milhão de euros.
Em Alcobaça, no sector público destacam-se a construção do Parque Verde Urbano, do Centro Escolar de Turquel e da Unidade de Saúde da Benedita pela autarquia, num total de 5,9 milhões de euros.
Entre os privados, destaque para duas indústrias do sector dos moldes com investimentos superiores a 10 milhões de euros para construção de novas instalações e inovação em produto, pela Cofimolde e pela Moldegama.

- publicidade -

MAIS DE 23 MILHÕES EM DUAS EMPRESAS DA NAZARÉ

Na Nazaré a autarquia recorreu a fundos comunitários para alavancar a Área de Acolhimento Empresarial de Valado dos Frades, a construção do Centro Escolar de Famalicão, da Unidade de Saúde Familiar da Nazaré e na reabilitação de espaços públicos e habitação social, com um valor total próximo dos 6,4 milhões de euros.
Neste concelho destacam-se ainda dois projectos industriais que somam 23 milhões de euros. Trata-se da MD Plastics (10,8 milhões de euros) e da MD Engeneering Moldes (12,9 milhões de euros).
Em Peniche, têm relevância os planos da autarquia para reabilitação de habitação social e a construção do novo Centro Escolar da Atouguia da Baleia, num total de 3,7 milhões de euros.
Pela ARS Lisboa e Vale do Tejo está em curso a remodelação da Unidade de Saúde Familiar de Peniche (1,1 milhões de euros).
Entre os privados, destaque para o aproveitamento da energia das ondas do mar, da Antartic Module Yard (6 milhões de euros) e a construção do Bukubaki Ecosurf Resort (1,2 milhões de euros). Há ainda a destacar, no concelho da Lourinhã, a implementação do parque temático dos dinossauros (3,5 milhões de euros).
O PDR2020 tem também correspondido às expectativas de crescimento dos agricultores e fruticultores da região. A maioria dos investimentos são para requalificação, plantação ou ampliação de pomares e instalação ou ampliação de centrais fruteiras. Estas últimas com especial incidência nos concelhos das Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral e Alcobaça. Inscrita neste programa está também a instalação da rede de rega da Cela, no concelho de Alcobaça, com um investimento superior aos 10 milhões de euros.
Todos estes dados compilam as recentes actualizações dos projectos aprovados no âmbito dos programas Centro2020, Compete2020 e PDR2020 e que estão disponíveis para consulta na página do Portugal2020.

- publicidade -