
A última actualização do programa Centro 2020, de 28 de Fevereiro, atribuiu mais 15 milhões de euros de fundos comunitários para 41 projectos no Oeste. Alcobaça continua a ser o concelho que mais tem aproveitado este programa, com um total de 112 candidaturas aprovadas e perto de 34 milhões de euros em financiamento obtido. Quase tanto como os concelhos das Caldas, Óbidos, Nazaré, Bombarral e Peniche somados.
O programa Centro 2020 aprovou no último trimestre de 2017 e nos primeiros dois meses deste ano mais 41 projectos no Oeste. Estes representam investimentos de 23 milhões de euros, financiados por fundos comunitários em 15 milhões de euros.
Alcobaça é o concelho da região com mais candidaturas aprovadas pois já garantiu apoios para 112 projectos e financiamentos na ordem dos 33,7 milhões de euros, só ao abrigo deste programa. Torres Vedras surge em segundo na lista, com 78 projectos aprovados e mais de 20 milhões de euros em financiamento obtido. Peniche fecha o pódio em termos de dotação de fundos, com 9,8 milhões de euros de financiamento comunitário, mas esse lugar é ocupado por Óbidos em número de candidaturas aprovadas (44 contra as 22 de Peniche). No entanto, o concelho obidense tem menor verba comunitária: 8,4 milhões de euros. Caldas da Rainha tem 32 projectos aprovados com 9,3 milhões de euros atribuídos por Bruxelas.
No total, o Oeste já cativou através do Centro 2020 mais de 115 milhões de euros para projectos que significam investimentos de 176 milhões.
OS NOVOS PROJECTOS
Nas Caldas da Rainha foram aprovadas quatro novas candidaturas, para um total de 32 desde o seu arranque. As duas com maior dimensão surgem da indústria da cutelaria, pela Ivo Cutelarias e pela Nicul, ambas destinados a projectos de inovação. O primeiro representa um investimento de 2,4 milhões de euros financiados em 905 mil euros, o segundo obteve 818 mil euros de apoio para um total de 1,3 milhões de euros.
A empresa Ricardo Carvalho, Sandra & Ulpiano, Lda., da área da programação informática, viu aprovada uma candidatura de apoio à internacionalização de 344 mil euros, com apoio no valor de 155 mil euros.
O quarto projecto aprovado nas Caldas pertence à própria Câmara, no âmbito da regeneração urbana, a ser implementado entre Junho deste ano e Setembro do próximo. Foram atribuídos 559 mil euros de fundos comunitários para um investimento de 658 mil euros.
Em Alcobaça, dos 12 novos projectos aprovados, destaque também para quatro. Em Vale de Maceira, a Nespa – Produtos Alimentares, Unipessoal Lda. submeteu a concurso obras de aumento de capacidade da unidade de produção de pastelaria, um investimento de 1,4 milhões de euros subsidiado em 744 mil euros. Na Benedita, a candidatura da Ascenso Gabriel, Unipessoal Lda., direccionado para a introdução da indústria 4.0 (processos industriais potenciados por meios tecnológicos) no sector do calçado, no valor de 334 mil euros, recebeu uma dotação financeira de 164 mil euros.
Registo ainda para dois projectos promovidos pela autarquia alcobacense em Alfeizerão, nomeadamente a requalificação do Bairro Social de Casal da Ponte e a construção do Centro Escolar, financiados no conjunto em perto de 300 mil euros pelos fundos comunitários.
Em Óbidos, é o sector das tecnologias que continua a garantir captação de investimento. A Ambisig viu aprovado apoio para o desenvolvimento de um novo produto. A empresa vai investir cerca de meio milhão de euros, dos quais 202 mil euros serão comparticipados. Também a Innovation Makers recebeu luz verde para um projecto de competitividade no valor de 362 mil euros, dos quais 162 mil serão financiados.
No concelho de Peniche, destaque para os agrupamentos de escolas de Peniche e D. Luís de Ataíde que se candidataram a projectos no âmbito da prevenção do abandono escolar, apoiados no conjunto em 800 mil euros por capitais comunitários. A autarquia também viu aprovada a intervenção no Forte de Nossa Sra. da Consolação, que custará 600 mil euros, com 500 mil euros de apoio comunitário.
Neste novo rol de candidaturas aprovadas, há a destacar ainda a criação da Loja do Cidadão no Bombarral, um investimento de 350 mil euros promovido pela autarquia e apoiado pelo Centro 2020 com 297 mil euros.






























