Oeste investirá mais 47 milhões em regeneração urbana até 2020

0
2045
CicloVia
Alinhando com a Europa, os municípios oestinos vão criar vias para circulação de bicicletas

As ciclovias são dos projectos que mais se repetem nos municípios do Oeste nas candidaturas a fundos comunitários. Quase todos – incluindo, finalmente, as Caldas da Rainha – apostam nas vias para bicicletas nos seus projectos de regeneração urbana.

Ao todo vai haver quase 50 milhões de euros para (apenas) sete municípios da região Oeste provenientes do FEDER: Caldas da Rainha, Óbidos, Alcobaça, Alenquer, Torres Vedras, Peniche e Nazaré. Os outros, para já, não foram contemplados nesta fase.

- publicidade -

Sete municípios do Oeste vão investir 46,6 milhões de euros até 2020 em projectos de regeneração urbana, para os quais obtiveram financiamento comunitário de 37,8 milhões.
Nas Caldas está previsto um investimento de 6,2 milhões de euros, dos quais 5,3 milhões são comparticipados pelo FEDER. As intervenções, que estão previstas começar em finais de 2017, contemplam obras no espaço público e edificado nos bairros da Ponte, das Morenas, S. Cristóvão e Arneiros. Será criado um parque urbano e feitas obras na Casa Amarela, Centro da Juventude, num edifício no Largo João de Deus e Páteo dos Burros.
Avançará também o projecto piloto das vias cicláveis, a melhoria da rede de interfaces do transporte público urbano Toma e a interligação dos sistemas de transporte públicos urbanos Toma e Obi – Caldas/Óbidos.
O Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) terá avaliação intercalar em 2019 e caso este tenha uma boa execução, o município poderá avançar com as intervenções previstas na 2ª fase, devidamente comparticipadas pelos fundos comunitários. Para essa altura a Câmara prevê a requalificação do Hospital Termal e Balneário Novo, assim como a requalificação do Teatro Escola Caixa Preta, Museu da Cerâmica, Silos, escola “Colmeia” e reabilitação de edificado degradado.
Para Óbidos o montante cofinanciado foi de 3,5 milhões de euros para uma candidatura de cerca de 4 milhões de euros. Este dinheiro será investido em espaços de desenvolvimento comunitário e de trabalho colaborativo, que permitirão às pessoas colocar as suas ideias em prática e criar mais emprego. Alguns dos projectos já estão em andamento.
Alcobaça recebe 6,3 milhões de euros de fundos para a concretização de projectos na ordem dos 7,4 milhões de euros. Será feita a reabilitação dos mercados e do Museu do Vinho. Haverá também intervenção nos espaços públicos envolventes ao mercado municipal e do Bairro Social do Casal da Ponte, em Alfeizerão, e criado um parque verde urbano e serviços de bike e car sharing na cidade.
Em Alenquer o investimento proposto é 8,9 milhões de euros, com um financiamento de 5,5 milhões de euros, concentrado na reabilitação de espaços na vila, nomeadamente do mercado municipal e da sua área envolvente, da antiga Fábrica da Chemina e da frente ribeirinha. Está também prevista intervenção ao  nível das ligações entre os transportes rodoviários e ferroviários no concelho.
Para Peniche foram contratualizados apoios de 4,4 milhões de euros para um investimento total de 5,2 milhões e que contempla a reabilitação de habitações sociais e espaços envolventes de bairros sociais, regeneração e mobilidade urbana. A intervenção inclui a reabilitação da antiga Central Eléctrica e do Bairro do Calvário, bem como a 2ª fase da recuperação do Fosso da Muralha.
Torres Vedras vai fazer um investimento de 10,9 milhões de euros, cofinanciado em 9,3 milhões, na reabilitação urbana da zona norte da cidade, com a transformação de um antigo matadouro no futuro Centro de Artes do Carnaval e a requalificação pública dos bairros envolventes. Será criada uma ciclovia e melhorado o terminal de transportes públicos.
Nazaré vai receber uma comparticipação de 3,5 milhões de euros para um total de investimento de 4 milhões. Este valor será empregue na reabilitação da marginal, de alguns largos no Sítio e na Pederneira e do mercado, assim como na melhoria do interface de transportes públicos e criação de uma pista ciclável. Será ainda feito investimento no edificado e espaço público envolvente do Bairro Social.

- publicidade -