“Os segredos de Óbidos” é o novo projecto que está a ser dinamizado na vila para atrair visitantes aos lugares menos conhecidos nas ruas pouco frequentadas e que se revelam seguros para os acolher. A primeira fase da campanha, que consistiu na venda de mil vouchers de 15 euros, esgotou em apenas três dias

Com a pandemia a vida da vila de Óbidos “mudou, o medo de perder empregos cresceu, mas o que nos tem confinado não nos pode paralisar”. Partindo desta premissa, a Associação Cultural Sociedade Vila Literária elaborou uma carta aberta a todos os habitantes, proprietários e empreendedores para apresentar o novo projecto “Os segredos de Óbidos”. O conceito passa por pensar nos lugares não conhecidos, ruas pouco visitadas, nos pátios e recantos que se oferecem como lugares seguros para acolher visitantes. Ali poderão ser realizadas diversas actividades, que juntam livros, gastronomia, música, comércio, teatro, leitura, performance e serviços. Estas acções conjuntas podem ser realizadas em espaços como pátios, ou interiores privados de casas particulares, ou em espaços públicos municipais (interiores ou exteriores), explicam.
Tendo em conta a articulação entre livros e economia local, a Associação Cultural Sociedade Vila Literária convida os interessados em pensar em iniciativas que contribuam para a atracção de visitantes, destacando que o conceito será “desenhado por todos, redimensionado a cada projecto, respeitando a identidade de cada acção, dos seus agentes e proponentes”. O objectivo passa por mapear a vila com iniciativas e comunicá-las de modo a suscitar a curiosidade pela descoberta e valorização do património.

VOUCHERS ESGOTAM

- publicidade -

Também com o objectivo de reactivar a atividade turística, foi lançada uma campanha de um voucher no valor de 15 euros, dirigida a quem quisesse visitar o concelho e usufruir da oferta turística local. Numa primeira fase foram lançados mil cartões que, segundo o presidente da Câmara, Humberto Marques, “esgotaram nos primeiros três dias”. Cerca de 87% dos destinatários são da área metropolitana de Lisboa, 2% do Bombarral, 1% de Óbidos e os restantes 10% da área metropolitana do Porto.
O autarca considera que é um “sinal muito positivo”, mas que não é suficiente, pelo que a autarquia está a trabalhar com a iniciativa privada e a Sociedade Vila Literária no novo projecto para dinamizar economicamente a vila. “Óbidos tinha muita afluência pela dinâmica de eventos que proporcionava e, sobretudo, à custa de 90% do mercado estrangeiro”, salienta o edil, acrescentando que, só na vila, as actividades ligadas ao turismo dão emprego a cerca de 300 pessoas.

- publicidade -