Está a decorrer em Óbidos, desde o início da semana, uma campanha promocional com o objectivo de reactivar a actividade turística. Quem quiser usufruir da oferta local terá direito a um voucher no valor de 15 euros. Numa primeira fase, até 15 de Julho, serão oferecidos mil vales de desconto. Em Alcobaça, a Junta de Freguesia também lançou uma campanha para apoiar o comércio local
Os visitantes que visitem a vila de Óbidos podem, até 15 de Julho, usufruir de um voucher de 15 euros para descontar no comércio local, na aquisição dos mais variados produtos, desde merchandising a livros, passando pela pastelaria, vinhos, restauração. As únicas excepções são o tabaco e o jogo, que não são consideradas despesas elegíveis.
As pessoas que pretendam receber este vale de desconto precisam apenas de se inscrever na plataforma criada para o efeito. Para tal, basta ir ao website www.obidos.pt, aceder ao botão central “Eu vou a Óbidos”, e preencher o formulário. O voucher será enviado por correio.
Trata-se de um “estímulo ao recomeço deste sector de actividade económica”, diz o presidente da Câmara, Humberto Marques, acrescentando que recentemente esteve reunido com os empresários e as previsões para o mês de Julho apontavam para perdas entre 70 e 100% ao nível de reservas.
A primeira fase de entrega de vales de desconto termina em menos de um mês. Os cartões têm uma validade relativamente curta, pois a Câmara entende que é neste momento que o reforço é necessário. Está prevista uma segunda fase da campanha, de mais mil vouchers, durante o Verão, explicou o edil à Gazeta das Caldas.
Para além desta medida de estímulo económico, que visa aumentar, a curto prazo, os níveis de facturação das empresas turísticas locais, está a ser desenvolvida a campanha “Fique em Óbidos”. Trabalhada em conjunto com os estabelecimentos hoteleiros, permite ao visitante que, ao reservar cinco noites numa unidade de alojamento, tenha a quinta noite oferecida ou, no caso de três noites, ter a última de oferta. Estas ações são acompanhadas pela vontade de criar um clima de confiança no destino de Óbidos e as empresas que participam nestas campanhas terão em sua posse o selo “Clean and Safe”, do Turismo de Portugal.
A autarquia está também a reforçar medidas de segurança. “Não estamos a pedir uma massificação de pessoas a visitar Óbidos”, garante o autarca, explicando que haverá uma monotorização da entrada na vila e que a sua capacidade de carga está limitada a 817 pessoas. Haverá também tapetes para desinfecção dos pés, e álcool gel para as mãos, à entrada da vila e serão colocadas camaras de medição de temperatura.
JUNTA de ALCOBAÇA APOIA COMÉRCIO TRADICIONAL
Entretanto, a União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria está a dinamizar a campanha “Comércio Tradicional”, que tem por objectivo incentivar às compras na freguesia numa lógica de economia circular e apoiar as famílias carenciadas.
Deste modo, por cada compra no comércio daquela freguesia, esta autarquia de base doa 50 cêntimos em bens alimentares para a rede social, durante os próximos quatro meses. Nem o cliente nem o comerciante despenderão qualquer verba e será a própria junta a adquirir os bens localmente. A rede social aumentou em mais 50% de pedidos de ajuda nos últimos tempos, servindo esta campanha dois propósitos: apoiar famílias carenciadas e incentivar o comércio local.































