Óbidos integra nova rede europeia ligada à criatividade

0
637

Óbidos integra a rede europeia Creative Spin, que junta 10 cidades europeias que partilham experiências relacionadas com a criatividade.

Miguel Silvestre, coordenador deste projecto pelo município de Óbidos, refere que esta rede pretende estudar como é que as criatividade e as indústrias criativas podem ser uma mais-valia para outros sectores tradicionais da economia, como a agricultura, o turismo, a indústria da manufactura, ou o comércio.

O responsável acrescenta que esta participação na rede é um “passo lógico” na afirmação internacional de Óbidos e destaca a importância de existir um conjunto de boas práticas a nível europeu.

- publicidade -

A rede tem uma duração de dois anos e meio e durante esse período existem várias visitas temáticas a cada um dos parceiros, permitindo que cada cidade aprenda e partilhe algumas experiências dentro destas áreas. Depois será feito um plano de acção e de desenvolvimento para cada município.

“Há um conjunto de parcerias que estão a ser feitas e Óbidos está também a desafiar os parceiros para que possam estar cá em Portugal, e em Óbidos, por ocasião da abertura dos edifícios centrais do Parque Tecnológico”, afirma Miguel Silvestre.

A rede “Creative Spin” junta Óbidos às cidades de Roterdão (Holanda), Essen (Alemanha), Worclaw (Polónia), Bolonha (Itália), Mons (Bélgica), Kortrijk (Bélgica), Tallin (Estónia), Kozich (Eslováquia) e Birmingham (Reino Unido). Esta última lidera a rede.

Óbidos já liderou, entre Abril de 2008 e Maio de 2011, a rede “Creative Clusters em Territórios de Baixa Densidade”, que analisou a forma como a criatividade e as indústrias criativas podem ser aplicadas em modelos não metropolitanos. Miguel Silvestre considera que o objectivo foi conseguido. “Aprendemos bastante com essa rede, criámos o nosso Plano de Ação Local e também algumas ligações com parceiros internacionais que estão actualmente a trabalhar com o município noutras redes, nomeadamente na área da Educação, com Reggio Emilia (Itália)”, conclui. F.F.

- publicidade -