Início Breves Óbidos integra nova rede europeia ligada à criatividade

Óbidos integra nova rede europeia ligada à criatividade

0

Óbidos integra a rede europeia Creative Spin, que junta 10 cidades europeias que partilham experiências relacionadas com a criatividade.

Miguel Silvestre, coordenador deste projecto pelo município de Óbidos, refere que esta rede pretende estudar como é que as criatividade e as indústrias criativas podem ser uma mais-valia para outros sectores tradicionais da economia, como a agricultura, o turismo, a indústria da manufactura, ou o comércio.

O responsável acrescenta que esta participação na rede é um “passo lógico” na afirmação internacional de Óbidos e destaca a importância de existir um conjunto de boas práticas a nível europeu.

A rede tem uma duração de dois anos e meio e durante esse período existem várias visitas temáticas a cada um dos parceiros, permitindo que cada cidade aprenda e partilhe algumas experiências dentro destas áreas. Depois será feito um plano de acção e de desenvolvimento para cada município.

“Há um conjunto de parcerias que estão a ser feitas e Óbidos está também a desafiar os parceiros para que possam estar cá em Portugal, e em Óbidos, por ocasião da abertura dos edifícios centrais do Parque Tecnológico”, afirma Miguel Silvestre.

A rede “Creative Spin” junta Óbidos às cidades de Roterdão (Holanda), Essen (Alemanha), Worclaw (Polónia), Bolonha (Itália), Mons (Bélgica), Kortrijk (Bélgica), Tallin (Estónia), Kozich (Eslováquia) e Birmingham (Reino Unido). Esta última lidera a rede.

Óbidos já liderou, entre Abril de 2008 e Maio de 2011, a rede “Creative Clusters em Territórios de Baixa Densidade”, que analisou a forma como a criatividade e as indústrias criativas podem ser aplicadas em modelos não metropolitanos. Miguel Silvestre considera que o objectivo foi conseguido. “Aprendemos bastante com essa rede, criámos o nosso Plano de Ação Local e também algumas ligações com parceiros internacionais que estão actualmente a trabalhar com o município noutras redes, nomeadamente na área da Educação, com Reggio Emilia (Itália)”, conclui. F.F.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.