
Óbidos recebeu mais um prémio. Desta vez foi o de melhor município para o turismo, no âmbito do “Portugal Trade Awards 2011”, organizado desde 1969 pelo Jornal Publituris. Este município estava nomeado, juntamente com Belmonte, Loulé, Portimão, Funchal e Sintra.
A cerimónia da entrega do troféu teve lugar a 23 de Fevereiro, no Parque das Nações, em Lisboa (no decorrer da Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL) num jantar que contou com 450 dos principais empresários do turismo em Portugal.
O presidente da Câmara, Telmo Faria, já tinha estado na Bolsa de Turismo de Lisboa no dia da abertura, onde falou sobre a sua autarquia durante uma conferência internacional sobre turismo.
O autarca referiu que este município está a fazer um “caminho importante” nesta área. “Nos últimos anos fez as coisas com cabeça, conseguiu fazer um bom planeamento e, ao mesmo tempo atrair investimento, projectos especiais, marcas hoteleiras”, disse, destacando que conseguiram criar estatuto de cinco estrelas ao turismo de Óbidos e, ao mesmo tempo, desenvolver o turismo de charme.
Para o autarca, este prémio é fruto de uma estratégia de permanência, que ainda se nota mais em tempos de crise. “É um reconhecimento do sector do turismo aquilo que Óbidos está a fazer nestes tempos difíceis”, considera.
Com a alteração do PDM iniciada em 2008, a Câmara prepara-se para, dentro de 15 dias, apresentar a proposta final, que depois entrará em período de inquérito publico antes de ser aprovada a alteração. Este instrumento virá “estabelecer uma perspectiva de ocupação do solo baseada na baixa densidade, na redução das 39 mil camas para um máximo de 20 mil camas turísticas”, disse o autarca à Gazeta das Caldas.
Esta autarquia pretende agora continuar a “puxar” as boas marcas para Óbidos, “ter uma politica de animação muito forte e aprofundar o que temos feito até aqui”, concluiu.
Mostra de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça distinguida
Também a Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais, que se realiza anualmente, em Novembro, no Mosteiro de Alcobaça, foi distinguida nos Prémios de Turismo de Portugal 2010. O evento, organizado pela Câmara de Alcobaça, recebeu uma Menção Honrosa na categoria de Melhor Evento 2010.
A mostra é o maior evento anual do concelho de Alcobaça, contando todos os anos com a visita de dezenas de milhar de pessoas e com a participação de dezenas de pasteleiros e doceiros, não só nacionais, mas também de Espanha, França, Bélgica e Polónia, entre outros países.
O presidente da autarquia alcobacense, Paulo Inácio, e a vereadora da Cultura, Mónica Baptista, receberam a distinção, numa categoria com 57 candidatos e que foi ganha pelo “Verão na Casa 2010” da Fundação Casa da Música do Porto.
O encontro internacional de cinema Douro Film Harvest e o 2º Festival das Artes, promovido pela Fundação Inês de Castro, também receberam Menções Honrosas nesta categoria.
A autarquia alcobacense considera que este é “um prémio que confirma o prestígio do maior evento do concelho de Alcobaça que, apesar do orçamento ser bastante inferior ao investimento feito pelo vencedor (Música na Casa – Casa da Música), tem atraído milhares de pessoas ao concelho”.
J.F.






























