A Óbidos.com pretende “ser o ponto de encontro de uma forte união empresarial da região”, afirma o seu presidente, Luís Cajão
A Óbidos.com decidiu pôr em prática uma forma de responsabilidade social, ao dinamizar um Fórum de Natal, no centro da vila, onde participaram os centros de convívio do concelho, instituições de solidariedade e empresários.
No próximo dia 11 de Janeiro, a associação empresarial irá assinalar o seu quinto aniversário e possui já cerca de 250 associados. Além da formação e dos jantares-debate com especialistas, está previsto para 2012 o lançamento do Obidos.com Club e um programa de incentivo à promoção dos produtos portugueses. “As empresas aderiram de uma forma espantosa porque perceberam que, nos dias de hoje, é fundamental sermos solidários com os outros e que os valores, a ética e a responsabilidade são referências que se praticam”, afirma o presidente da Óbidos.com, Luís Cajão, sobre a participação das empresas no Fórum de Natal.
E porque os tempos que aí vêm são de dificuldades, o responsável pretende que estas acções sociais continuem noutros eventos, tendo já lançado o desafio à Câmara para colaborar com a associação. Luís Cajão destaca também a importância da formação para que os empresários possam sobreviver às dificuldades, “Não pode acomodar-se ao que foi realidade há 30 anos, pois hoje as coisas são diferentes”, diz, acrescentando que, resultado da globalização, há uma necessidade de adaptação constante à mudança, mas sem nunca se perder as raízes. “No momento em que nós, comunidade e região, abandonarmos as raízes e tradições corremos o risco de estarmos a perder a nossa identidade, e isso é um factor que nos preocupa particularmente”, alerta.
O economista Vitor Bento foi um dos oradores nos jantares-debate, e reuniu cerca de 60 empresários
Para o presidente da associação empresarial é importante ter presente que Óbidos é singular porque tem uma “tradição, identidade própria e sabe acolher”, destacando que o turismo do futuro terá por referência as emoções e as especificidades dos lugares.
No inicio do ano a associação pretende lançar o portal óbidos.com onde quer demonstrar que “Óbidos é um destino de emoções”.
Durante o próximo ano está previsto o lançamento de mais dois projectos, um de destaque para os produtos portugueses e o Obidos.com Club, um incentivo aos empresários para comprarem entre si. “Ao fazê-lo estão a gerar negócio e a criar novas clientelas, numa lógica de região”, explica Luís Cajão.
Em 2012 a associação quer também lançar aos empresários do turismo (restaurantes, unidades hoteleiras, bares) o desafio para que comprem os produtos junto dos produtores da região. “Se calhar faz sentido que quando se chega a um quarto de hotel haja um cesto de fruta e um espumante ou ginja da região”, exemplifica.
Relativamente aos mais novos há a intenção de os incentivar a continuar os negócios da família. “Não faz sentido haver uma certa vergonha de ser agricultor”, diz Luís Cajão, defendendo que é preciso incentivar os mais jovens a acompanhar os pais, embora com outras vertentes negócio e apostando nas novidades.
Quinto aniversário comemorado com entrega de diplomas
Há mais de um ano que a Obidos.com tem promovido jantares-debate com os empresários da região onde têm procurado trazer exemplos de sucesso em diversos sectores de actividade.
Os empresários Luís Simões, José Roquete e António Câmara, assim como os economistas Luís Campos e Cunha, ex-Ministro das Finanças, e Vítor Bento, conselheiro de Estado, foram alguns dos oradores destes eventos que terão continuidade já durante o mês de Janeiro. O próximo convidado será Paulo Andrez, vice-presidente da Business Angels, que irá apresentar um fundo que poderá ser uma janela de oportunidade para os jovens empresários.
A Óbidos.com “não quer ser mais uma associação, tem desde a sua génese a preocupação de ser o ponto de encontro de uma forte união empresarial da região”, sustenta Luís Cajão.
No próximo dia 11 de Janeiro a associação faz cinco anos. Ao nível da formação dos empresários já envolveram directamente mais de 250 empresas e irão nessa altura entregar os diplomas. A Obidos.com tem tido também a preocupação de formar os empresários na origem, logo que pensam em abrir um negócio.
Actualmente a associação tem cerca de 250 associados, a maioria de Óbidos e dos concelhos limítrofes, mas também de Santarém, Sintra e Lisboa.
- publicidade -
O Pai Natal Obidense
O obidense Jaime Paulino encarna a personagem de Pai Natal há quatro anos
Durante praticamente todo o ano Jaime Paulino vive a sua pacata vida de reformado em Óbidos, mas durante o mês de Dezembro transforma-se no velhinho das barbas brancas que transporta as crianças para o reino da magia. É Pai Natal há quatro anos, a convite do presidente da Óbidos.com, Luís Cajão, que o conhece há décadas e, quando decidiu utilizar esta personagem nas acções natalícias da associação, optou por alguém “simpático, que goste de crianças e que se sentisse útil com esta vivência”.
O desafio foi aceite e Jaime Paulino, de 74 anos, tem-no vivido de “forma espantosa”, conta Luís Cajão, acrescentando que a personagem chega a Óbidos no dia de S. Nicolau (6 de Dezembro) e ali se mantém durante um mês. Este ano o Pai e Mãe Natal irão despedir-se das crianças de Óbidos “de forma especial”, depois de terem participado nas actividades da associação empresarial e ter feito as delícias dos mais novos.
Homens aranha, pistas de automóveis e barbies são apenas alguns dos pedidos que as crianças fazem ao Pai Natal que diariamente as ouve, sentado na poltrona do Forum de Natal, organizado pela Obidos.com.
Jaime Paulino garante que gosta do desafio e de alegrar as crianças. “Este ano temos tido abundância de presentes”, conta o personagem a quem não faltam histórias divertidas. E desengane-se quem pensa que só as crianças gostam do Pai Natal. Jaime Paulino lembra que o ano passado, estava instalado na cerca do castelo e duas mulheres quiseram tirar foto sentadas no seu colo, ao mesmo tempo. “A cadeira começou a dançar e pensei que ainda caíamos todos”, recorda, divertido.
Este ano a associação lançou o desafio às crianças para escreverem um postal ao Pai Natal, onde deixam um desejo. Colocam-no no marco do correio e depois o Pai e Mãe Natal escolhem dois desejos que irão concretizar a 11 de Janeiro, dia de aniversário da associação.
A Óbidos.com convidou também as crianças das escolas a fazerem um desenho sobre o “Meu Natal em Óbidos”. Depois será escolhido um, que será o postal de Natal da associação em 2012.