O grupo oestino reunido na sala da Comissão Europeia onde se têm realizado as reuniões de negociação do Brexit
De 24 a 26 de Outubro uma representação de autarcas, técnicos e investigadores da região Oeste esteve em Bruxelas a convite do Centro de Informação Europeia Europe Direct Oeste a fim de se inteirar do funcionamento das instituições comunitárias e identificar oportunidades de financiamento para projectos camarários, sociais ou académicos.
Chamam-se “visitas de multiplicadores de informação” e o seu objectivo é precisamente esse: multiplicar, espalhar, difundir, propagar a informação sobre a União Europeia e o seu funcionamento ao maior número de pessoas.
Por isso a Comissão Europeia convida representantes de inúmeras entidades para viajar a Bruxelas e conhecer in loco o funcionamento das instituições comunitárias. Neste caso as visitas foram à Comissão Europeia e ao Parlamento Europeu.
Da comitiva oestina destacaram-se os técnicos camarários com funções sociais, dado que esta visita estava vocacionada para essa área, embora também se abordasse temas ligados à educação e às regiões.
Os programas Erasmus e outros programas para a juventude relacionados com a cultura e o desporto, as migrações, a Política Regional, os fundos estruturais, as políticas para o envelhecimento activo, foram alguns dos temas abordados e que procuraram contemplar um grupo bastante heterogéneo.
A comitiva incluía autarcas do Sobral de Monte Agraço e de Arruda dos Vinhos, técnicos dos municípios de Cadaval, Bombarral, Nazaré, Lourinhã, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço, Peniche e Torres Vedras, bem como quadros do IPL em Peniche e nas Caldas da Rainha.
No Centro de Protecção Civil Europeu os incêndios em Portugal ainda dominavam as atenções
O grupo visitou também o Centro do Protecção Civil Europeu, onde os incêndios em Portugal continuavam em destaque sendo bem visíveis a sua sinalização nos painéis electrónicos da sala onde se monitorizam os desastres naturais e humanos dos 28 países da UE.
Sandra Geada, técnica de Comunicação do Europe Direct Oeste, diz que se cumpriram os objectivos desta viagem pois notou que os participantes aprenderam o funcionamento das instituições e estabeleceram contactos que podem vir a ser úteis no seu trabalho. “O importante é perceber que o “bicho papão” de Bruxelas não está assim tão longe porque, depois de sabermos como isto funciona, depois de termos falado com quem aqui trabalha, depois de responderem às perguntas, sentimos que a Europa afinal aproxima as pessoas e que o trabalho aqui realizado faz sentido”, disse à Gazeta das Caldas.
Um dos momentos seguidos com maior interesse foi a visita ao Parlamento Europeu onde os participantes foram confrontados com a complexidade dos processos de decisão e da importância destes respeitarem, em simultâneo, os estados membros, a população desses países, os partidos políticos dos eurodeputados eleitos e as famílias políticas em que estes se agrupam.
O Centro de Informação Europe Direct está alojado na Leader Oeste, uma associação de desenvolvimento rural que gere fundos comunitários para os 12 concelhos do Oeste e que tem também intervenção na área social no Cadaval e no Bombarral através de centros locais de desenvolvimento.
- publicidade -
Testemunhos
José Alberto Quintino Presidente da Câmara do Sobral de Monte Agraço
José Alberto Quintino, Presidente da Câmara do Sobral de Monte Agraço
“O mais interessante foram as apresentações sobre os temas europeus pois estes têm consequências na nossas vidas, nos nossos concelhos e no país. E foi também importante conhecer o funcionamento das estruturas europeias e com isso perceber que, embora sejam instituições que parecem muito distantes, não estão assim tão longe quanto isso. Pelo contrário, até estão próximas dos cidadãos.
Como autarca foi também interessante a sessão sobre os fundos estruturais, onde aprofundei o meu conhecimento sobre a preparação do próximo quadro comunitário de apoio.
Gostaria de realçar a camaradagem e a troca de experiências entre as pessoas de um grupo tão diversificado como este e que deu a oportunidade de falar sobre assuntos que estão em cima da mesa na região Oeste.
Recomendo estas visitas aos autarcas para que nós, decisores nos nossos concelhos, que já conhecemos os centros de decisão do país, fiquemos também a conhecer estes centros de decisão superiores que são os da Europa.”
Rute MiriamVice-presidente da Câmara da Arruda dos Vinhos
Rute Miriam, Vice-presidente da Câmara da Arruda dos Vinhos
“Graças ao convite do Europe Direct Oeste, esta comitiva passou três dias em Bruxelas onde conheceu as instituições europeias e falou com diversas entidades responsáveis pelos diferentes programas da Europa, com o intuito de conhecer melhor o trabalho das instituições europeias e conseguirmos mais fundos europeus para futuros projetos.
Pela minha parte, o objetivo desta viagem foi trazer para a autarquia de Arruda dos Vinhos, para o Oeste, informações úteis para podermos elaborar diferentes candidaturas e conseguirmos estabelecer canais de comunicação entre os vários cidadãos europeus e as diversas instituições e organismos da União Europeia. Gostaria ainda de semear sinergias entre os vários países, com projetos semelhantes, sensibilizando desta forma para o exercício de uma cidadania europeia plena e promovendo o diálogo europeu.”
Anabela Monteiro, Técnica superior da ESAD
Anabela Monteiro, Técnica superior da ESAD
“O mais importante para mim foi ter reforçado a ideia da necessidade da partilha, da convergência e do diálogo entre diferentes culturas para se chegar a um consenso que resulta para o bem de todos.
Às vezes pensamos na Europa de forma um bocado leviana e foi importante ter visitado o museu Casa da Europa pois pôs-me a pensar na nossa História comum.
Em relação à minha área da Comunicação, gostei particularmente da sessão com o Manuel Romano, da Direcção Geral da Comunicação, sobretudo quando ele falou da parte das estatísticas, as quais não devem servir só para mostrar tendências, mas sim para analisar conteúdos e servir para perceber o que as pessoas querem. Aliás, gostei imenso de uma frase que ele disse: “a arquitectura da audição é fundamental para uma comunicação eficaz para o sucesso da construção europeia”.
No caso da ESAD, trabalho com alunos em Erasmus e essa “audição” é importante para perceber o que eles querem e o que procuram quando vêm para cá.”
João Assis, Coordenador do gabinete estágios da ESTM
João Assis, Coordenador do gabinete estágios da ESTM
“A deslocação às Instituições Europeias no âmbito da parceria que a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar tem com a Europe Direct Oeste, revelou-se bastante positiva para o gabinete que coordeno. Abordamos a temática dos Erasmus +, programa que os nossos estudantes, cada vez mais usufruem, nas duas valências oferecidas (estágio e estudo).
Gostaria de salientar a intervenção do Dr. Manuel Romano “As prioridades da Comissão Europeia e o Futuro da Europa”, apontando para uma nova forma de comunicação. E gostei também bastante do tema “A Europa dos Cidadãos” vista pelo olhar do Dr. Pavel Tychtl. Foi importante perceber quais as dificuldades com que os nossos estudantes podem ser confrontados nos diversos países europeus que os recebem em mobilidade, bem como a importância do voluntariado e inclusão social na Europa. Faço um balanço bastante positivo desta viagem.”