O Local dedica-se ao vinho, ao queijo e ao café

0
1946
O casal Matilde Araújo e Ricardo Lopes são os responsáveis pelo Local, o novo espaço do Largo Dr. José Barbosa

Local, assim se chama o novo café que funciona no Largo Dr. José Barbosa, onde antes funcionou a loja Venda. Ricardo Lopes, com a sua companheira Matilde Araújo, são os responsáveis pelo novo espaço, que é também uma garrafeira, uma queijaria e um local onde se podem tomar refeições leves.
O estabelecimento dedica-se principalmente à venda de três produtos: queijo, vinho e ao café. “Só trabalhamos com a espécie de café arábica”, diz Ricardo Lopes. O responsável tem 33 anos, é formado em Economia e é de Lisboa.
O empresário quis deixar o bulício da capital e dedicar-se à abertura do café. Designou-o Local por dois motivos: a maioria dos produtos que usa são da região e quer que o seu espaço seja para visitantes mas também para os caldenses. Em breve tenciona acrescentar uma esplanada.
A ideia para abrir este café-garrafeira-queijaria foi iniciada em Agosto passado, altura em que Ricardo Lopes começou a delinear o plano de negócios. O empresário tem uma outra empresa que se dedica à exportação de vinhos biológicos. No Local comercializa vinhos – biológicos ou naturais – de 13 produtores de todo o país, oriundos de seis regiões.
Ricardo Lopes percorreu o país à procura de queijos artesanais que provêm de seis regiões e que integram a carta de queijos. Há propostas dos Açores, de Esposende, de Nisa e do Alto Alentejo.
O Local oferece almoços leves e petiscos para acompanhar os vinhos.
Ao fim da tarde, o vinho que se vende a copo (a partir de 2,90 euros) pode acompanhar um ceviche (salada de peixe cru, previamente marinado) ou um prato de almôndegas com queijo.
Há sopa e quiche do dia, assim como algumas propostas diferentes como a piadina (pão típico italiano com pesto caseiro, mozarella e presunto) ou a shakshuka (ovos cozinhados em molho de tomate com pimentos).
Para abrir o Local, Ricardo Lopes fez um investimento de cerca de 40 mil euros. Os postos de trabalho são os do casal mas, a curto prazo, vão abrir uma vaga para, pelo menos, um colaborador em part-time.
Ricardo e Matilde preparam-se para realizar eventos – já realizaram alguns dentro e fora do seu Local – e estão satisfeitos com a adesão dos caldenses ao seu espaço. “O mais importante é voltar a ver os mesmos rostos. Estamos também na fase em que clientes trazem novos clientes e ainda bem que assim é!”, referiu Ricardo Lopes.
O Local funciona entre as 9h00 e as 20h00 às terças e quartas-feiras. Às segundas-feiras está encerrado. De quinta a sábado, trabalha entre as 9h00 às 22h00 e, aos domingos, das 9h00 e as 20h00.

- publicidade -