O Fiat Tipo está de volta

0
876

2016-04-22 Primeira.inddA Fiat recuperou na sua gama o Tipo, o familiar compacto que no final dos anos 80 e início dos anos 90 do século passado fez sucesso também no mercado nacional. O Tipo recupera o nome e o conceito mas não o desenho, surgindo bem adaptado aos dias de hoje. Pretende ser uma oferta de mercado prática, funcional a um preço muito aliciante.

 Com o Tipo, a marca italiana volta a ocupar um segmento em que tem marcado presença de forma intermitente, o segmento C dirigido aos familiares compactos. A produção do Tipo acabou em 1995 na Europa e teve tentativas de substituto no Bravo e no Stilo, mas que a marca acabou por abandonar. O regresso dá-se através da carroçaria de quatro portas e três volumes (com a bagageira saliente), mas estão previstos os lançamentos até ao Verão de mais duas carroçarias, nas versões compacta de cinco portas e carrinha. É a marca de Turim a tirar proveito da plataforma do 500L e do 500X, que têm tido enorme sucesso no relançamento da marca. O Fiat Tipo vem completar a gama da marca de Turim e dele pode esperar-se um carro espaçoso, como tudo o que se pode pedir de um familiar por um preço muito combativo. A gama de preços começa nos 15.900 euros com o motor 1.4 a gasolina, de 95 cavalos. Esta versão disponibiliza uma invejável gama de equipamento de série, no qual se encontra, por exemplo, o rádio táctil Uconnect, que permite conectividade a smartphones através de bluetooth. A oferta deste sistema é uma mais-valia atendendo ao preço final do Tipo. É dotado de um ecrã de cinco polegadas, permite tocar músicas que estão no telemóvel, mas também  a leitura de mensagens escritas e reconhece comandos de voz. Este sistema, comandado a partir do volante, pode ainda ser reforçado com um sistema de navegação 3D e câmara posterior de estacionamento.
Por mais mil euros que a versão base, a versão Lounge acrescenta bancos em tecido ecopele, ar condicionado automático (em vez de manual), cruise control e sensores de estacionamento, entre outros. Para além da motorização a gasolina, há outras duas diesel, de 1,3 (95cv) e 1,6 (120cv) litros. Nestas versões os preços começam nos 18.700 e nos 21.000 euros. O motor 1,3 Multijet II é o que oferece melhores consumos e emissões abaixo das 100 gramas de CO2 por quilómetro. O Tipo apresenta um visual sóbrio mas moderno, tanto no seu exterior, como ao nível do interior. Os mais de 500 litros de capacidade da bagageira são um dos valores referência no segmento, mas também há espaço de sobra quer nos lugares da frente, quer no banco traseiro. O painel de instrumentos é ‘limpo’, com os comandos e as leituras acessíveis com facilidade.
- publicidade -